Quando uma pessoa te mágoa com palavras?

Perguntado por: rrodrigues . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

Você não me decepcionou nem me magoou. Foi a versão de você que eu criei que se desmoronou e acabou me ferindo. Muitos vão te magoar, muitos vão te decepcionar, muitos vão te fazer chorar, mas não permita que ninguém tire o seu sorriso. Mágoas, rancores e decepções fazem parte da vida.

Quando alguém te magoa, a primeira reação talvez seja o afastamento, já que se ofender com algo pode mexer com nosso ego, antes de qualquer coisa. Isso às vezes é importante para tomar o tempo certo e conseguir elaborar de forma saudável os seus pensamentos e as suas dores com relação ao que aconteceu.

Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.

  1. Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor.
  2. Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando.

Etimologicamente, esta palavra tem origem a partir do latim macula, que era utilizada para se referir ao sentimento de desgosto, amargura, tristeza e ressentimento.

Quando alguém te magoar ou ofender, não retruque. Não responda da mesma forma. Apenas sinta compaixão daquele que precisa humilhar, ofender ou magoar para sentir-se forte. Se cada vez que alguém me magoa eu ganhasse 1 real, eu poderia me aposentar sem ao menos trabalhar.

A mágoa é um sentimento triste e pesado. É sentimento que dói, que machuca, que fere. A mágoa faz com que fiquemos remoendo e remexendo aquilo que nos causou sofrimento. A mágoa surge em algum momento, quando alguém nos fere com palavras ou atitudes, e não conseguimos perdoar.

Quando sentimos raiva e não a trabalhamos psicologicamente, a raiva gera rancor, mágoa e até dor física, que podem levar a doenças como depressão e estresse, além de prejudicar os relacionamentos. A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Perdoar implica em desapegar dos sentimentos negativos em relação a alguém que fez algum mal a nós. O rancor, por outro lado, é uma mistura de ressentimento, hostilidade, raiva, medo. A permanência deste estado mental pode até provocar consequências fisiológicas, como danos cardiovasculares e doenças autoimunes.

Ignorar uma pessoa é uma atitude delicada, que requer reflexão e cautela para que não magoemos alguém ou sejamos injustos. Entretanto, quando a presença dela está te prejudicando de alguma forma, essa pode ser a melhor coisa a se fazer.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Muitos não têm administrado seus lábios de modo a abençoar. Por isso, amaldiçoam. Salomão afirmou: “Prata escolhida é a língua do justo, mas o coração dos perversos vale mui pouco. Os lábios do justo apascentam a muitos, mas, por falta de senso, morrem os tolos” (Provérbios 10.20-21).

Causar mágoa, sofrimento moral, melindre, ofensa (a alguém ou si mesmo); MELINDRAR(-SE); OFENDER(-SE) [td. : Sua atitude magoaria o amigo.] [int. : Críticas injustas magoam sempre.]

A tristeza é uma emoção causada por uma situação pontual que nos magoa, ou seja, ela é circunstancial e passageira, cedo ou tarde ela é solucionada.

Rancor: 7 características da pessoa rancorosa

  1. Não há perdão ou esquecimento.
  2. Eles estão muito orgulhosos.
  3. Eles se ofendem facilmente.
  4. Eles sempre querem estar certos.
  5. Eles não aprendem com o passado.
  6. Eles sempre querem estar no controle.
  7. A vida é um drama para eles.