Quando uma pessoa precisa da ajuda de um psicólogo?

Perguntado por: esubtil . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 17 votos

Quando você sente que está fora de controle, que a tristeza, a ansiedade e a angústia te paralisam, ter o apoio de um psicólogo é fundamental. “Quando uma pessoa não está conseguindo manejar uma situação, um acontecimento da vida de uma forma autônoma, sozinha, ela precisa de um profissional de saúde mental.

O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...

Nesses momentos, contar com ajuda psicológica vai contribuir muito para entender, superar a tristeza da melhor forma possível e mais rapidamente. Quando a situação é traumática, a psicoterapia ajuda a superar o acontecimento e a lidar com isso de forma diferente caso ele ocorra novamente.

Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Muitas vezes a avaliação psicológica é confundida como uma simples aplicação de um único teste. Porém, para realizá-la existem diversos métodos e técnicas, como por exemplo: testes psicológicos, dinâmicas de grupo, entrevistas, observação, testes situacionais, anamneses, entre outros.

Na primeira consulta, se desejar, apenas descreva as suas emoções da melhor forma possível e como gostaria de se sentir durante e/ou após a psicoterapia. Assuntos mais delicados serão abordados com o tempo e, é claro, com o seu consentimento.

A primeira consulta costuma ser um momento de conhecimento. O especialista procura entender qual o motivo está levando a pessoa a procurá-lo, entende as queixas, qual é o problema, a forma de pensar e o comportamento, além de observar de qual forma poderá ajudar.

O psiquiatra identifica o transtorno mental que ocorre no paciente e faz a indicação de um tratamento à base de medicamentos. O psicólogo, por sua vez, se interessa em saber e tratar – geralmente por meio da terapia –, os motivos que estão levando o paciente aos problemas mentais e emocionais.

A Psicologia avalia e trata problemas relacionados a processos mentais, emoções e comportamento das pessoas. Ela se preocupa em descobrir as causas dos problemas, usando como principal ferramenta o conhecimento social, filosófico e comportamental. Aqui, o indivíduo é analisado no contexto em que vive.

Se não for possível sair ou caso queira apenas conversar sobre o que está sentindo, acesse o chat do Centro de Valorização da Vida (CVV) ou ligue através do 188; a ligação é gratuita e o serviço está disponível 24 horas por dia.

Tratamento para ansiedade
Com a psicoterapia, você pode lidar com a ansiedade e voltar a viver normalmente. As abordagens mais utilizadas são: Terapia cognitivo-comportamental: mais conhecida como TCC, ela se foca em problemas específicos e na melhor forma de saná-los. Seu principal foco está na resolução de traumas.

Para registrar detalhes importantes; Para ajudá-lo a lembrar de algo; Para ajudá-lo a pensar.

Um problema psicológico sempre vem acompanhado de conflito emocional, que pode se manifestar de diferentes formas: ansiedade, irritabilidade, dificuldades para dormir, brigas frequentes, tristeza, falta de motivação, entre outros.

Alguns dos sinais de que é preciso fazer terapia são ansiedade e tristeza intensa e frequente, medo que impede a tomada de decisões, uso recorrente de substâncias para aliviar algum sentimento negativo.