Quando uma pessoa fica calada?

Perguntado por: oboaventura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

De maneira resumida, o direito ao silêncio nada mais é que a resguarda da pessoa de não participar, de qualquer modo, em uma acusação estatal contra si mesmo. Inclusive, o “ficar calado” é um direito constitucional, isto é, previsto na Constituição de 1988.

O silêncio reabastece nossos recursos mentais
Na nossa rotina, estímulos sensoriais são lançados em nossa direção por todos os lados. Quando finalmente podemos fugir das perturbações sonoras, os “centros de atenção” do nosso cérebro ganham a chance de se restaurar.

O tratamento do silêncio é uma arma que provavelmente todo casal já usou pelo menos uma vez. Sem dizer uma palavra, esse recurso expressa ao mesmo tempo raiva, frustração, mágoa, manipulação, resignação e desapontamento.

A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos? Ele não responde a questionamentos ou estamos fazendo as perguntas erradas?

Não demonstre raiva; não aja de modo passivo-agressivo, a fim de tentar fazer o outro voltar a falar com você; e não crie discussão. Apenas dê um tempo para que os dois consigam se acalmar. Quando estiver perto de alguém que esteja dando um gelo em você, mantenha-se relaxado e positivo.

Muitas vezes o silêncio é a melhor resposta, porque palavras em excesso se tornam desnecessárias quando não são para edificar. O silêncio responde, o silêncio acalma e nos faz entender o que palavras não expressão.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

É nesse preciso momento que dizemos coisas das quais podemos nos arrepender. Não é bom falar quando estamos de cabeça quente. Você pode discutir com seu chefe, com seus pais, com sua família… mas se perceber que a discussão está se transformando em uma briga, é melhor ficar calado.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

Se fazer silêncio te incomoda, te irrita, te dá mais ansiedade, é um mal sinal. Este comportamento mostra que você não está confortável consigo mesmo(a), e revela verdades ocultas… Algumas pessoas precisam do SILÊNCIO por motivos emocionais em desiquilíbrio, se calam para não se expressar.

Uma breve sinopse de O Silêncio dos Homens
O foco é mostrar, para cada vez mais pessoas, que todo ser humano é vulnerável, e que isso não deve ser encarado como um defeito. E quer saber o melhor de tudo? A produção está disponível no YouTube e pode ser assistida gratuitamente por qualquer usuário.

Significado de Calado
Que não fala em excesso; que tende a ficar quieto: menino calado.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

O silêncio afasta os tormentos da mente e também cala as tentações de Satanás. É a maior defesa de Deus e o maior escudo da nossa saúde mental e espiritual. O bom cristão deveria cultivar o hábito de respirar fundo e mentalizar uma oração antes de expressar as suas reações.