Quando uma pessoa e idolatrar?

Perguntado por: ocaetano6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

verbo transitivo direto e pronominal [Figurado] Demonstrar excesso de amor ou paixão por algo, alguém ou por si mesmo: é um aluno que idolatra o professor; certos jogadores de futebol se idolatram. Etimologia (origem da palavra idolatrar). Idólatra + ar.

Na bíblia, a palavra idolatria diz respeito à adoração de ídolos, numa prática que se opõe a adoração de um Deus monoteísta, e ainda a prática da adoração a outros deuses que não o “Senhor”.

Idolatrar uma pessoa pode levar a um fascínio incontrolável, a uma obsessão em relação aos seus maneirismos e atitudes, levando-nos a ter atitudes que não aceitaríamos noutras pessoas.

3 "Não terás outros deuses além de mim. 4 "Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra.

O termo infantolatria é utilizado para designar quando mães e pais que acatam todas as vontades dos filhos, tornando-os o centro da atenção, não só da casa, mas de suas vidas.

1. Que ou pessoa que adora ídolos. 2. [Figurado] Que ou o que está cegamente apaixonado.

Idolatria nesse caso é possuir ima- gens, usar imagens como representação do Divino, substituir o Divino por algo que se possa manipular, usar.

Mas há consequências para a idolatria e, quem a pratica, está se afastando do Senhor, pois não há como misturá-lo com outros deuses. O apóstolo Pedro nos lembra (em 1 Pedro 2), que somos povo de propriedade exclusiva de Deus, pois foi para isso que o Senhor nos criou, para sermos apenas dEle.

Venerar é um verbo transitivo, com origem do latim “venerari”, que significa a ação de reverenciar,de ter uma grande admiração pelo outro, é conferir honras a alguém. Para algumas vertentes do cristianismo, a veneração está relacionada à devoção aos santos, anjos e imagens.

Significado de Adorar
verbo transitivo direto, pronome Gostar de maneira exagerada ou extrema; apaixonar-se: apaixonada, adorava o marido; meus pais me adoram.

A idolatria consiste em qualquer realidade divinizada pelo homem. Ela constitui-se ao substituir o divino por algo que a represente. Enfim, a idolatria esconde e legitima a opressão, especialmente, dos mais pobres, causando assimetrias e exclusão social.

A palavra idolatria herda dos radicais gregos eidolon + latreia, onde eidolon seria melhor traduzido por "corpo", e latreia significando "adoração" — neste sentido representaria mais uma adoração às aparências corporais do que de imagens simplesmente.

Deus detesta os ídolos. Quem adora um ídolo adora uma mentira, algo que não é um deus nem merece adoração. Nossos ídolos podem ser deuses falsos ou imagens mas também podem ser o dinheiro, a fama, nossa arrogância... Tudo que recebe nossa adoração e nos afasta de Deus é um ídolo.

Trabalho, família, dinheiro, o prazer, as coisas, passatempos, recreação, que seja! Mas a idolatria carrega um preço alto e precisamos estar cientes de quão caro este pecado mortal realmente é: 1. A idolatria ignora a presença de Deus em nossas vidas.

Sejamos santos na medida em que podemos e devemos ser santos. Um pai santo, uma mãe santa, um padre santo, um jovem santo, uma moça santa. Isso não é beatice, pelo contrário, é apenas corresponder à graça que um dia fomos chamados a ter, aquela mesma graça que recebemos em nosso batismo.

Ao confiarmos na intercessão de Maria, conversamos com nossa mãe para que ela interceda junto ao seu filho, Jesus. Assim como a Boa Mãe fez na passagem bíblica em que Jesus fez seu primeiro milagre, nas Bodas de Caná da Galileia (Jo 2, 1-11).

No primeiro, o Senhor ordenou: “Não terás outros Deuses diante de mim” (Êxodo 20:3). Séculos depois, quando perguntaram a Jesus: “Qual é o grande mandamento na lei?” Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:36–37).

Cuidar de uma criança é uma tarefa difícil mas também é uma bênção! Deus vê os filhos como um presente que Ele dá aos pais, uma fonte de alegria e novas experiências. Cada criança é uma bênção especial.

"Quando uma mãe faz uma prece pelo filho, ela arromba as portas do céu" (Chico Xavier).

As revelações acontecem quando Deus Se comunica com Seus filhos. Esse tipo de orientação vem por vários meios, de acordo com as necessidades e a situação das pessoas, das famílias e da Igreja como um todo. Quando o Senhor revela Sua vontade à Igreja, Ele fala por intermédio de Seu profeta.