Quando uma pessoa e exilada?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

substantivo masculino Pessoa que, por razões políticas, foi obrigada a deixar sua pátria, seu país; expatriado, desterrado: os exilado voltarão ao Brasil. [Por Extensão] Quem foi obrigado a se exilar, a deixar sua pátria por perseguição: pessoas exiladas.

Era o início do exílio, que atingia uma parte da população brasileira, formada, sobretudo, pela classe média intelectualizada. Ao lado das prisões e dos assassinatos com motivação política, o exílio teve a função de afastar os opositores do novo regime instalado em 1964.

O exílio local consiste na proibição de que condenado resida ou permaneça, durante um ano, pelo menos, na localidade, município ou comarca em que o crime foi praticado, em face da necessidade de garantia da ordem pública ou para o bem do próprio condenado (artigo 116, CPM).

Páginas na categoria "Exilados na ditadura militar no Brasil (1964–1985)"

  • Abdias do Nascimento.
  • Alfredo Sirkis.
  • Ana Montenegro.
  • Anita Leocádia Prestes.
  • Apolônio de Carvalho.
  • Armênio Guedes.
  • Augusto Boal.

5 sinônimos de exilado para 1 sentido da palavra exilado: 1 degredado, deportado, desterrado, expatriado, proscrito.

substantivo masculino Poética Ruína, assolação, destruição.

Pode ocorrer de duas formas, imposto ou voluntário. Pode ser chamado de expatriação. O exílio pode ser imposto, ou voluntário.

A mobilização das tropas rebeldes foi iniciada em 31 de março de 1964. O presidente João Goulart partiu para o exílio no Uruguai em 4 de abril.

75, caput, do CP reza que «o tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos». Significa que não há impe- dimento a que o sujeito seja condenado a penas cujo total exceda o limite dos trinta anos. O tempo de cumprimento é que não pode ser superior a esse período.

A perda de bens é modalidade de pena, prevista no art. 5º, XLVI, b, da Magna Carta, que dispõe: "a lei regulará a individualização da pena e adotará, entre outras, as seguintes: ... b) perda de bens". Como tal, jamais poderá passar da pessoa do condenado, nos estritos termos da primeira parte do art.

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

Se o termo “emigrante” faz sentido para o léxico da demografia; a palavra exilado é eminentemente geo-política: ela indica tanto deslocamento espacial como expulsão. A condição exilada é consequência de um desvínculo que é anterior ao ato, em si mesmo, de emigrar.

Caetano Veloso abriu o baú de memórias e relembrou um registro de 1971, que marca o seu regresso ao Brasil, depois de dois anos de exílio no exterior, durante a ditadura militar no Brasil.

Para solicitar refúgio no Brasil é necessário estar presente em território nacional. A qualquer momento após a sua chegada ao Brasil, o imigrante que se considere vítima de perseguição em seu país de origem deve buscar uma unidade da Polícia Federal ou autoridade migratória na fronteira.

A intolerância do regime instaurado pelo golpe civil-militar de 1964 promoveu o exílio de inúmeros brasileiros nas décadas de 1960 e 1970, afastando e eliminando as diferentes gerações que lutavam por diversos projetos: reformas de base, revolução social, redemocratização.

Estes migrantes-refugiados são figuras de comunhão e de corresponsabilidade por causa da fé em Jesus Cristo e exortam para o compromisso pelo desenvolvimento transformante e integral para todos e todas as filhas e os filhos de Deus.