Quando uma pessoa é considerada com baixa visão?

Perguntado por: rbarbosa . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

O teste de acuidade visual pode ser feito por um oftalmologista, optometrista, um técnico em óptica ou um enfermeiro. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen. A tabela é formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho.

A visão central está relacionada aos detalhes, onde a imagem atinge diretamente a mácula (parte da retina) e é examinada no teste de visão para longe e para perto. As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho.

6 metros

A LINHA 20/20, SUBLINHADA EM VERMELHO, SIGNIFICA VISÃO “NORMAL” – A essa distância de teste de aproximadamente 6 metros, o tamanho das letras em uma das linhas menores próximas à parte inferior do gráfico de olho foi padronizado para corresponder à acuidade visual “normal” – esta é a linha 20/20 (6/6).

Essas medidas podem variar de 0 a 180 graus.

Quais direitos tem um deficiente visual no ambiente de trabalho? As pessoas com deficiência visual estão incluídas na Lei de Cotas, que determina que empresas com cem ou mais empregados preencham uma parte das vagas com pessoas com deficiência.

Poucas pessoas sabem, mas, a deficiência visual é sim uma causa que concede benefício, seja ele auxílio doença ou até a aposentadoria definitiva. A aposentadoria para deficientes visuais é mais comum do que se imagina, sendo que pode ocorrer seja com a cegueira parcial ou total.

Cegueira: É a perda total da visão ou a baixa visibilidade em enxergar que possua a necessidade da pessoa usar o Sistema de Braille como uma forma de ler ou escrever. Já a Baixa Visão ou “ Visão subnormal” são caracterizadas assim pela visão comprometida, sendo feita ou não correções oculares.

Ter uma visão 20/20, ou 6/6, significa que você pode ver a mesma linha de letras a 6 metros que uma pessoa com visão normal também pode ver a 6 metros, mas isso não significa que você tem uma visão perfeita. O teste não leva em consideração a visão periférica, a definição da cor ou a profundidade de sua percepção.

Visão Subnormal ou Baixa Visão ocorre quando há uma grande perda da visão (visão abaixo de 20% nos dois olhos), mas com alguma funcionalidade preservada (ao contrário da cegueira). Segundo Relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de quatro milhões de pessoas sofrem deste mal.

Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) no ano de 2019 revelou que as principais causas de deficiência visual são os erros de doenças não corrigidas como miopia, astigmatismo e hipermetropia, catarata e degeneração macular relacionada à idade.

Ela não é medida em porcentagem mas sim uma medida comparada a um padrão de normalidade, no caso 20/50 significa que o paciente consegue ler a 20 pés (6 metros) oque uma pessoa com visão considerada normal enxergaria a uma distância de 50 pés (15 metros).

Sendo assim, quando marcado 20/40, significa que uma pessoa deve ser capaz de enxergar a fileira 40 a 12 metros de distância. Lembrando que a visão 20/20 é a considerada normal.

É necessário uma avaliação mais ampla para entender as outras competências da visão. Assim, é estimado uma acuidade visual sem correção de 30% para pacientes que tem um grau de aproximadamente -0.75DE e que não tem mais nenhum outro transtorno oftalmológico.

É considerada portadora de deficiência visual quando apresenta acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações (art.

Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.

“A maior parte das reprovações nos exames visuais do Detran acontece por causa de erros refrativos, ou seja, é necessário fazer a correção do grau dos óculos ou a receita de novos óculos para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.

Inferior a 20/1000: quase total deficiência visual, próximo da cegueira. Nenhuma Percepção da luz: total deficiência visual, cegueira total.