Quando uma parte do corpo mexe sozinho?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

As principais causas estão associadas a fatores emocionais, como o estresse e a ansiedade, atividade física excessiva e desidratação, privação de sono, deficiência de nutrientes, excesso no consumo de cafeína e uso de medicamentos.

Na maioria dos casos, não há motivos para se preocupar, pois é uma reação fisiológica (ou seja, natural do corpo) e que não prejudica o bem-estar ou a qualidade de vida do paciente.

São provocados pelo estresse emocional e físico, má qualidade do sono, desidratação, estiramento de músculos e ligamentos, sobrecarga muscular, atividade física além do limite, fratura óssea, torção ou contusão, gravidez, abuso do álcool e excesso de cálcio, magnésio, sódio e potássio.

Para prevenir o surgimento do espasmo muscular, é importante alongar os músculos antes e após atividades físicas, evitar fazer exercícios em dias muito quentes e o consumo excessivo de cafeína. Além disso, deve-se manter o corpo hidratado, bebendo a quantidade de água recomendada de acordo com idade e peso.

Em geral, os espasmos são uma contração súbita (espasmo) do tronco e membros muito semelhante a quando o bebê toma um susto. Às vezes, os espasmos são apenas um balanço da cabeça. Os espasmos podem durar vários segundos e, normalmente, a criança apresenta vários espasmos em grupos, um logo atrás do outro.

Espasmos nas mãos ou nos pés são contrações involuntárias de um ou mais músculos, geralmente acompanhados de uma dor localizada. Diferentes causas levam a episódios de espasmos, como lesões, deficiência nutricional, fadiga muscular, entre outros.

De acordo com o médico neurocirurgião, Dr. Marcelo Valadares, eles são divididos em dois grupos: os espasmos clônicos, que alternam a contração e o relaxamento; e os espasmos tônicos, que consistem em enrijecimento persistente e dolorido dos músculos.

Os principais sintomas de um espasmo muscular incluem tipicamente dor aguda nas costas ou no pescoço, dependendo do local da lesão ou da condição subjacente, acompanhada por uma sensação de aperto muscular intenso, que pode ocorrer em “ciclos” que duram de alguns segundos a vários minutos.

Trata-se de um fenômeno chamado espasmo hipnagógico. Espasmo Hipnagógico é o período de transição entre o sono e a vigília – e gera um movimento muscular involuntário. Esses espasmos musculares podem ser causados por estímulos como sons e luzes.

O nome correto do tremor da pálpebra é mioquimia palpebral. A mioquimia (ou miocimia) é uma contração involuntária, localizada, rápida e de surgimento espontâneo de um músculo, porém sem força suficiente para mover articulações.

O tremor muscular associado à sobrecarga acontece quando há uma irregularidade na contração muscular, devido a um esforço excessivo ao qual o corpo foi submetido. É uma espécie de resposta do corpo e tende a cessar quando o músculo relaxa.

O tremor de repouso é aquele que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade e que desaparece com ato motor voluntário. Costuma ser encontrado na doença de Parkinson (que é a causa principal), no parkinsonismo plus, no parkinsonismo heredodegenerativo e no parkinsonismo secundário.

Quando estas contrações musculares involuntárias acontecem durante o dia estão associado a um estado de sonolência extrema e podem indicar que está na hora de ver um médico.

Causas da Distonia Focal
Nesse subtipo de pacientes, dizemos que a condição é secundária e tem como possíveis causas: Traumatismo craniano. AVC. Doença de Parkinson.