Quando uma pancada e perigosa?

Perguntado por: enovaes . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Se a pessoa que bateu a cabeça tem problemas para manter o equilíbrio, perda de memória, dor que não desaparece e piora, vômitos e alterações de humor, pode ser um sintoma de um problema maior, por isso será necessário ir ao hospital para realização de exames.

Um golpe na cabeça pode causar ruptura dos vasos sanguíneos que se encontram entre o crânio e o cérebro. O sangue pode recolher um hematoma, que pode mover e irreversivelmente danificar o cérebro. Se o hematoma não é drenado no tempo, podem colocar em risco a vida do paciente.

“Nos casos mais leves, alguns sinais de alerta que indicam a realização dos exames são suspeita de fratura no crânio, saída de sangue ou secreção pelo nariz ou ouvidos, olhos arroxeados, episódios repetidos de vômitos, crises convulsivas, perda de consciência por tempo superior a cinco minutos, entre outros”, pontua.

Em casos de quedas ou traumas leves deve-se inspecionar se há algum ferimento. Se houver ferimento, o mesmo deve ser limpo com água e sabonete assim que possível; se houver sangramento, além da limpeza local, deve-se comprimir o local por alguns minutos (de 3 a 5 minutos, pelo menos).

A maioria das lesões que vemos - muitas vezes causadas por quedas ou lesões de esmagamento - vão curar dentro de duas a seis semanas.

Um leve inchaço na região afetada pode ser normal, mas é importante sempre buscar acompanhamento médico para ter certeza sobre possíveis lesões graves. Caroços grandes demais podem ser sinais de alerta e precisam ser avaliados por um profissional da saúde.

O gelo é um antiinflamatório natural, explica o médico. “É indicado para amenizar inflamações ou imediatamente após um trauma local”, explica. Segundo ele, acidentes que possam causar edemas ou hematomas, como pancadas e torções devem ser tratados com gelo.

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização. Já os traumas indiretos ou entorses provocam ruptura de grau variável dos ligamentos que estabilizam as articulações.

cérebro

O cérebro é o órgão mais sensível do corpo. O neurocirurgião, Paulo Porto de Melo, explica melhor como funciona este órgão, e quais os riscos caso ele seja atingido por uma pancada.

Definição. O trauma cranioencefálico leve (TCEL) é caracterizado por apresentar um indivíduo desorientado, podendo ter amnésia ou perda transitória da consciência, porém consciente e verbalizando. Essa lesão se enquadra em um escore de 13 a 15 na escala de coma de Glasgow (GCS).

Nas partes do corpo onde a pele fica muito próxima do osso (cabeça e canela, principalmente), a bolsinha de sangue provoca a elevação da pele, formando um caroço, pois é mais fácil empurrar a pele do que o osso. Naturalmente, o sangue é reabsorvido pelos vasos sanguíneos e o hematoma desaparece depois de alguns dias.

Não dirija
O golpe na cabeça pode causar desorientação, tontura e até visão embaçada, por isso dirigir pode ser perigoso. É melhor esperar algumas horas para que esses efeitos sejam aprovados.

Quando a fratura danifica o cérebro, a pessoa pode apresentar sintomas como sonolência e confusão; convulsões; náuseas e vômitos; forte enxaqueca; perda da sensibilidade motora e do equilíbrio corporal; dificuldade cognitivas como memória, fala ou visão etc.

Na verdade, ocorre a morte do tecido muscular por alteração da vascularização local e, consequentemente ruptura local dos músculos extensores. Normalmente tratada com imobilização, medicação e fisioterapia, a epicondilite pode tornar-se crônica, apesar do tratamento conservador instituído.

Cerca de 2% das quedas resultam em um quadril quebrado. Outros ossos (na parte superior do braço, pulso, costas e pelve) são quebrados em cerca de 5% das quedas. Algumas quedas resultam em perda de consciência ou traumatismo craniano. Os efeitos de uma queda podem durar por um longo tempo.

Os efeitos de escorregões e quedas podem irradiar-se por todo o corpo, causando dores, rigidez e lesões graves. A coluna frequentemente recebe um forte impacto durante esse tipo de acidente, resultando em dores nas costas que podem durar semanas ou meses.