Quando uma hemorragia é considerada grave?

Perguntado por: umoura6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Pode ser considerada grave se a veia comprometida for de grosso calibre. Ocorre quando há sangramento por um leito capilar. Flui de diminutos vasos da ferida. Possui coloração avermelhada, menos viva que a arterial, e facilmente controlada.

A trombose arterial é extremamente perigosa, podendo causar ataque cardíaco, derrame ou danos de órgãos.

É considerada uma hemorragia excessiva quando o sangramento é mais intenso ou dura mais tempo do que um período normal – que pode variar de pessoa para pessoa, mas tende a durar de três a sete dias e o sangramento costuma ser leve a moderado.

Tipos de hemorragia

  • HEMORRAGIA ARTERIAL. A hemorragia arterial acontece quando as artérias – vasos que levam sangue do coração para o resto do corpo – são rompidas. ...
  • HEMORRAGIA VENOSA. Na hemorragia venosa, o sangue está saindo de uma veia. ...
  • HEMORRAGIA CAPILAR.

As hemorragias podem ser classificadas em arteriais, venosas ou capilares e internas ou externas. As hemorragias arteriais apresentam como características um sangramento de coloração vermelho vivo, em jato pulsátil, enquanto nas venosas o sangue é mais escuro e sai contínua e lentamente, escorrendo pela ferida.

Quando a perda de sangue é rápida, a pressão arterial cai e as pessoas podem ficar tontas. Quando a perda de sangue ocorre gradualmente, as pessoas podem se sentir cansadas, com falta de ar e ficam pálidas. Podem ser necessários exames de fezes, de urina e por imagem para determinar a origem da hemorragia.

Todo sangramento visível deve ser contido de imediato. Caso a lesão tenha baixa extensão, a compressão direta deve ser realizada. Posteriormente pode ser utilizado um curativo compressivo para auxiliar no processo. Se a extensão for grande, pode ser aplicado um torniquete para ajudar no controle da hemorragia.

O corpo humano possui cerca de 5 litros de sangue. Quando uma pessoa perde sangue começa a ter queda da pressão arterial, confusão mental e a ficar inconsciente. Ao perder próximo a 2 litros de sangue, o risco de morte é iminente.

Quanto menor a contagem de plaquetas, maior a propensão a sangrar. As pessoas que têm muito poucas plaquetas podem ter sangramento intestinal intenso ou apresentar hemorragia cerebral de risco à vida.

Volume de sangue perdido
A perda de pequeno volume em geral não produz efeitos evidentes; já a per- da de 1,5 litro em adulto ou 200 ml em criança pode ser extremamente grave, in- clusive colocando a vida em risco.

Para fins deste protocolo, hemorragia ativa maior é definida como sangramentos que levam a uma frequência cardíaca superior a 110 batimentos/min e/ou pressão arterial sistólica inferior a 90 mmHg (1) ou aumento maior do que 20% da frequência cardíaca basal..

“Um dos sintomas de hemorragia interna é a sede. Caso o sujeito ingira água, a hemorragia irá progredir mais rápido, levando a pessoa a óbito”, conta o profissional.

Vômito com sangue vivo ou com aparência de borra de café, sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes são sinais de hemorragia digestiva alta. Sangue escuro misturado nas fezes e sangue vivo revestindo ou misturado nas fezes indicam hemorragia digestiva baixa.

O sangue de origem venosa possui menor pressão e é de tom vermelho escuro, por ser pobre em oxigênio. Sua perda é menos grave quando comparado ao arterial, contudo, a demora no atendimento, podem ter consequências fatais.

Assim que o paciente chega no Trauma, fazemos o exame de ultrassom. O aparelho auxilia no diagnóstico, se há presença de sangramento intra-abdominal”, ressaltou o coordenador do Serviço de Trauma do HBDF e chefe do Samu, Rodrigo Caselli.

Por exemplo, quando uma pessoa está com sangramento, o volume sanguíneo diminui, o que também reduz a pressão arterial.

Deixar sangrar até coagular. com borra de café, estrume de vaca etc. Tentar fazer torniquete sem o conhecimento técnico. Caso a hemorragia não ceda, coloque um tampão de gaze dentro da narina e um pano ou toalha fria sobre o nariz.