Quando um texto é considerado científico?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Texto científico. Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica.

São um tipo de publicação acadêmica que se concentra em um única temática de conhecimento e geralmente é possuindo uma extensão maior do que a dos artigos científicos. Pode ser usada como base para trabalhos de pesquisa ou dissertações e podem incluir vários subtópicos.

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Ou seja, o artigo científico é uma publicação que mostra os resultados de uma pesquisa.

O texto científico é aquele que aponta algum conhecimento ou teoria com base em comprovações científicas. É construído com uma linguagem própria e categórica, por essa razão os artigos ou textos científicos devem seguir certos padrões, que no Brasil são determinados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A primeira coisa que não pode faltar no artigo científico é um raciocínio lógico e relevância do assunto escolhido. Além disso, deve-se ter embasamento teórico e cuidados extremos com a metodologia adotada. A metodologia pode caracterizar seu artigo como científico ou não ( DEMO, 2002).

Os artigos científicos são redigidos e publicados conforme os resultados encontrados do objeto do projeto de pesquisa. Sendo assim, eles podem ser de revisão, experimentais ou originais, e devem seguir as normas da revista ou de outros compêndios na ocasião da publicação.

2. Um texto didático-científico deve ser elaborado por especialistas ou estudiosos do assunto tratado. Isso ocorre porque esse gênero textual tem uma dupla função: didática e científica. Assim, tais gêneros objetivam informar o leitor com base em informações científicas e ensiná-lo.

Uma característica comum a praticamente todos os textos científicos é a organização nas seguintes partes: Introdução, Objetivos, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.

O que são gêneros científicos
Essa instituição tem o objetivo de contribuir para a produção científica e tecnológica, padronizando as técnicas. Sendo assim, os textos escritos possuem uma série de particularidades e diferenças que, muitas vezes, passam despercebidas entre estudantes e pesquisadores.

O início e o que deve constar na Introdução
No tópico da Introdução você deverá apresentar seu tema de forma direta e contextualizar o leitor. Como dissemos anteriormente, um artigo científico é um texto mais compacto, a introdução não deve se alongar muito. Na introdução, escreva sobre o método da sua pesquisa.

Os textos de divulgação científica são utilizados para compartilhar informações, pesquisas e outros dados, de cunho científico, mas com uma linguagem explicativa, didática e, por isso, mais superficial e abrangente, distinguindo-se, portanto, da linguagem especializada do texto científico.

O texto de divulgação científica é um tipo de texto expositivo e argumentativo mais elaborado. São produzidos mediante pesquisas, aprofundamentos teóricos e resultados de investigações sobre determinado tema.

A linguagem científica é essencialmente informativa (referencial) e técnica. A apresentação de um trabalho científico supõe que o autor domine bem o idioma em que o texto está sendo escrito, bem como o conhecimento científico sobre o assunto abordado. A ciência é objetiva, não subjetiva.

Para ser reconhecido como um conhecimento científico, este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria.

Os artigos acadêmicos são aqueles que têm valor para a academia, como chamamos a comunidade de estudiosos das Universidades. Um dos tipos de trabalho acadêmico são os artigos científicos. Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos temos os artigos de revisão e os artigos originais.

Mantendo isso em mente, podemos compreender o que é um texto científico. Trata-se de um texto que assume uma linguagem formal, impessoal, objetiva e neutra. A linguagem, portanto, não é coloquial, visto que o texto é escrito para um público específico.