Quando um sal e solúvel?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

É o sal que apresenta boa capacidade de se dissolver em água.

Sal praticamente solúvel
O sal recebe essa classificação quanto à solubilidade porque o metal presente nele é o Magnésio (Mg) e o ânion acetato (H3C2 O2 -1) forma sal praticamente insolúvel sempre que está acompanhado de um dos seguintes cátions: Ag+1 e Hg2+2.

Os sulfatos costumam ser solúveis, exceto os de estrôncio, cálcio, prata, mercúrio I, mercúrio II e de bário.

Quando dissolvemos o sal na água, as características elétricas da molécula de H2O interferem com a atração eletrostática dos íons do sal, que se enfraquecem e se dispersam pelo líquido de novo na condição de íons livres.

E sobre o processo de dissolução do sal na água, ele é um processo que, graças à atração eletrostática entre íons (como o sal) e dipolos (como a água), faz com que os átomos de sódio sejam empurrados para dentro da solução de moléculas de água. Tal força de atração é também governada pela Lei de Coulomb.

- Solúveis: os solutos solúveis são os que possuem a capacidade de dissolução no solvente; - Pouco solúveis: os solutos pouco solúveis são os que não possuem tanta facilidade de dissolução no solvente; - Insolúveis: os solutos insolúveis são os que não possuem a capacidade de dissolução no solvente.

Quando se dissolve sais em água, nem sempre a solução obtida é neutra. As propriedades ácido-base de sais são uma consequência da reação de seus íons com a água, produzindo íons H3O+ ou OH- na solução aquosa. Esta reação é chamada de hidrólise - Comportamento ácido ou de base de BRÖNSTED.

Os sais mais soluveis são aqueles sais que possuem ions pequenos em arranjos tridimensionais que deixem grandes espaços interions. Cloreto de sódio(NaCL)- Aparenta ser o sal mais solúvel em contato com a água por formar uma mistura homogênea.

Para determinar se uma base é solúvel, basta verificar se ela apresenta um cátion que pertence à família IA (metais alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) ou se apresenta o cátion amônio (NH4+). Exemplos: Hidróxido de sódio (NaOH)

Para determinar a solubilidade do soluto, devemos escolher uma temperatura, tracejar até a curva de saturação (que indica a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em uma massa fixa de solvente) e, em seguida, tracejar até o eixo y.

Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente); Pouco solúveis: aqueles que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente.

Os sais solúveis,são aqueles que um grande número de íons vai para a solução, já os sais insolúveis ou pouco solúveis, são aqueles que uma pequena quantidade de íons vai para a água, fazendo com que a maior parte dele fique coeso.

Solúvel: são os solutos que se dissolvem no solvente. Pouco solúvel: são os solutos que apresentam dificuldade de se dissolver no solvente. Insolúvel: são os solutos que não se dissolvem no solvente.

Os tipos de sal e suas características
Líquido: Sal refinado diluído em água mineral. Light: Possui 50% menos sódio, indicado para pessoas com hipertensão arterial. Grosso: Mais saudável porque não é refinado. Marinho: Não é refinado e tem mais minerais que o sal comum.

O coeficiente de solubilidade do sal na água, por exemplo, é igual a 36 g de NaCl/ 100 g de água a 20ºC. Não é possível dissolver nenhum grama a mais de sal nessa quantidade de água e nessa temperatura, pois o coeficiente de solubilidade é específico para cada substância.

A dissociação dos sais é um fenômeno físico que ocorre com esses compostos quando são dissolvidos em água ou quando são fundidos, isto é, quando passam do estado sólido para o estado líquido por meio de aquecimento.

Assim, quando misturamos o sal na água, a parte positiva do sal, que são os cátions Na+, é atraída pela parte negativa da água, que é o oxigênio, e a parte negativa do sal (ânions Cl-) é atraída pela parte positiva da água (H+). Consequentemente, a união Na+Cl- é desfeita, solubilizando o sal na água.

Se o número de ligantes iguais for igual ao número de nuvens no átomo central, a molécula é apolar; Se o número de ligantes iguais for diferente do número de nuvens no átomo central, a molécula é polar.