Quando um processo vira precatório?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 2 votos

Afinal, o que é a fase de expedição de precatório? Após o conhecimento e validação pelo tribunal, caso o processo transitado em julgado seja favorável ao credor e não haja possibilidade do ente público de recorrer à sentença, temos a expedição do precatório.

É uma requisição de pagamento de uma quantia certa feita ao ente público (União, Estado, município, suas autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial definitiva e condenatória, que possibilita à pessoa vitoriosa receber o crédito da condenação.

O precatório é formado após a Justiça condenar, de forma definitiva, o ente público a indenizar o cidadão.

Como consultar precatório federal pelo CPF

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do seu Estado. Juntamente com o seu documento, navegue pelo menu;
  2. Localize a aba que dá acesso à página dos precatórios;
  3. Preencha as informações exigidas pelo Tribunal. ...
  4. Verifique a situação do seu precatório.

A estimativa é que o teto seja de quase R$ 40 bilhões no ano que vem. Ficarão de fora deste limite o pagamento de requisições de pequeno valor para o mesmo exercício, de até R$ 600 mil, que terão prioridade no pagamento.

Pode receber precatório qualquer pessoa física ou jurídica que ganhe uma ação judicial contra o governo (ou contra outras entidades públicas, como fundações e autarquias). Para tanto, é preciso que o processo tenha trânsito em julgado – ou seja, a sentença é definitiva.

4 MANEIRAS DE ANTECIPAR O RECEBIMENTO DE SEU PRECATÓRIO

  1. 1 – Lista de pagamento prioritária. Existem algumas regras que determinam o tempo em que um Precatório será pago. ...
  2. 2 – Acordos diretos com ente devedor. ...
  3. 3 – Renúncia de valor para receber por RPV. ...
  4. 4 – Venda de Precatórios.

O primeiro critério para pagamento é o tempo de requisição de um precatório que está relacionado com a sua expedição. Assim, uma solicitação só entra na fila para pagamento do ano subsequente se expedido até o dia 2 de abril do ano corrente. Depois dessa data, entra apenas na ordem de pagamento do outro ano.

Existem dois tipos de precatórios: os de natureza alimentar e os de natureza comum. Os precatórios de natureza alimentícia são também chamados alimentares.

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, valores devidos após condenação judicial definitiva. O pagamento de precatórios está previsto na Constituição Federal.

Quem tem direito os precatórios do Fundeb? Serão beneficiados com o precatório do Fundeb os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo durante o período em que ocorreram os repasses, 1997 a 2006 (Fundef) e 2007 a 2020 (Fundeb), seja por vínculo estatuário, temporário ou celetista.

O depósito judicial é um instrumento legal que busca garantir o pagamento de uma obrigação financeira dentro de um processo judicial. Essa garantia é feita através de um depósito que a parte devedora faz em uma conta, a partir do mando do juiz responsável pelo processo.

Entendendo o precatório e suas fases de vida

  • Municipal: para condenações acima de 30 salários mínimos;
  • Estadual: para condenações acima de 40 salários mínimos;
  • Federal: para condenações acima de 60 salários mínimos.

O prazo para realizar o procedimento poderá ser, em média, de 10(dez) dias a contar da disponibilização do Alvará pela Justiça do Trabalho.

Em resumo, é possível calcular precatórios conhecendo a quantia inicial do documento, a data de expedição e o índice de IPCA-e que incide sobre o montante.

Portal Unificado da Justiça Federal da 4ª Região TRF4 | JFRS | JFSC | JFPR

  1. Preenchimento obrigatório: CPF ou CNPJ do Beneficiário:
  2. Preencher somente um dos campos abaixo: Número: Número de registro de precatório ou RPV (10, 15. ou 20 dígitos) ...
  3. Repita as letras no campo ao lado da imagem e clique no botão "Consultar"

Primeiro, entre no site oficial do TRF do seu processo; Depois disso, procure por “Consulta processual”, “Precatórios” ou “Títulos públicos”.

Tem direito ao precatório, os beneficiários do INSS que entraram na justiça solicitando revisão de aposentadoria, pensão, auxílio-doença e de outros benefícios.

O deságio costuma seguir uma faixa que varia entre 30% e 40% do valor total do título. Assim, seja a venda de precatório estadual ou de qualquer esfera pública, o cálculo sempre ocorre sobre o montante final.

Resposta: Informações sobre pagamento de precatórios ou RPVs podem ser consultadas na página Precatórios, do TRF2, clicando no link Consulta ao público.