Quando um processo está concluso para despacho o que significa?

Perguntado por: msantos . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

c) Conclusos para despacho: significa que o próximo ato do juiz será um despacho, que é “todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte” (Art. 203, § 3º, do CPC). Todo pronunciamento que não seja sentença ou decisão interlocutória.

CONCLUSO PARA DESPACHO – DECISÃO DO JUIZ
O termo concluso quer dizer que os autos (processos) estão à disposição do juize que ele dará o seu parecer e se manifestará depois de analisar o conteúdo de uma petição (documento onde o advogado expõe algo e anexa provas e documentos).

O art. 226, III, do Código de Processo Civil estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para proferir a sentença após instruído o feito (todas as provas já produzidas). O Juiz poderá prorrogar esse prazo por igual período, ou seja, poderá levar até 60 dias.

205. Os despachos, as decisões, as sentenças e os acórdãos serão redigidos, datados e assinados pelos juízes.

4. Quando despachar com o juiz não funciona Ouvidoria, Corregedoria e CNJ. Se despachar diretamente com o juiz não funcionar, talvez seja a hora de tomar outras medidas drásticas para resolver o problema do seu cliente. Comece pela ouvidoria da justiça, canal onde você pode formalizar a sua reclamação.

Em alguns casos, o despacho é composto apenas de uma ou duas palavras: Encaminhe-se; Aprovo; Autorizo; De acordo, etc. É ato que pode ser manuscrito, precedido preferencialmente no corpo do documento de que é parte. Quando isso não for possível, deve ser escrito em folha separada, obedecendo ao padrão aqui apresentado.

Ao contrário do que o termo faz pensar, não significa que o processo esteja concluído ou encerrado. Esse andamento indica que o processo está com um juiz ou uma juíza, para que decida sobre alguma questão.

O despacho pessoalmente com o juiz pode ser uma boa alternativa para acelerar o processo. Dessa forma, o advogado responsável pelo caso pode conversar diretamente com o magistrado. Essa é uma boa chance para explicar a urgência ou a prioridade do caso e buscar esclarecer os pontos essenciais do processo.

Resposta: Acesse o Diário Judicial Eletrônico.

Significa que ocorreu uma decisão simples, que apenas movimentou o processo.

O passo a passo é bem simples:

  1. Acesse o site do TRT da sua região;
  2. Clique na aba “PJe (Processo Judicial Eletrônico)”;
  3. Irá abrir nova janela onde você irá clicar no campo “Acesso ao PJe (TRT2)”;
  4. Clique em “Consulta Processual”;
  5. Preencha os campos com o número do seu processo.

A principal diferença é que Juiz julga e Promotor de Justiça postula, pede, requer, ou seja, não julga.

Sim, isso é possível. Entretanto veja no processo se vocês perderam a causa ou o prazo.

Assim, autos conclusos é o ato de envio do processo ao juiz, para que profira um despacho, uma decisão processual (por exemplo, uma decisão interlocutória ou uma medida liminar) ou ainda uma sentença. Quando há um processo concluso, deve-se aguardar a ação do magistrado, antes de alguém realizar outro ato processual.

Como o despacho não é uma decisão, não cabem recursos contra ele. Já quando um juiz põe fim a um processo na primeira instância – com ou sem julgamento do mérito – ele está proferindo uma sentença. Se um tribunal põe fim ao processo, ele está proferindo um acórdão.

1. Acto de despachar. 2. Resolução de autoridade superior sobre pretensões ou negócios.