Quando um prego enferruja temos uma transformação química ou física?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

No exemplo do prego, a ferrugem foi formada a partir do ferro do prego (material que o constitui), do gás oxigênio e da umidade presente no ar. Nesse caso temos uma transformação química na qual os reagentes são o ferro, o gás oxigênio e a água, e o produto é a ferrugem.

Como exemplos de transformações físicas temos: aquecer água, o cair das folhas no outono, um vidro que se parte, evaporação de uma substância, alongamento de uma mola elástica, entre outros.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

A ferrugem é produzida pela reação do ferro, oxigênio e água (líquida ou vapor). O material enferrujado é constituído por uma mistura de óxidos (Fe2O3 e FeO) e podem ser expressos pela soma das fórmulas por Fe3O4. A ferrugem pode ser representada pelas fórmulas: Fe3O4, Fe(OH)3 e Fe2O3·3H2O.

Como exemplos de transformações químicas temos: a combustão de uma substância, o azedar do leite, o enferrujamento de um prego, a fotossíntese, a respiração, a confeção dos alimentos, entre outros.

Resposta: a) Fenômeno químico. A ferrugem significa que o ferro sofreu oxidação (corrosão), transformando-se em outra substância; b) Fenômeno físico.

Para resumir, uma transformação química envolve reações químicas, que por sua vez vão formar novos compostos ou substâncias. Já a transformação física exige que a substância continue sendo a mesma, apenas com alteração do seu estado físico ou organização da matéria.

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria.

Fenômenos químicos ocorrem quando há alteração da natureza da matéria, isto é, da sua composição. Dizemos que ocorreu uma reação química, pois novas substâncias foram originadas. Por exemplo, considere uma lata de ferro que é deixada por alguns dias ao ar livre. Com o tempo, ela começa a enferrujar.

Os fenômenos físicos estão relacionados com o aspecto do material. Embora não alterem a identidade, ferver, derreter, congelar e triturar, por exemplo, podem provocar uma transformação no material.

As transformações químicas são processos de conversão de uma substância em uma outra específica, independentemente dos reagentes e mecanismos envolvidos. Diferentemente do que ocorre nas transformações físicas, nas transformações químicas há alteração da composição atômica da substância.

Quando falamos sobre uma transformação física, nos referimos às situações em que pode haver uma mudança nas propriedades da substância, mas não temos uma mudança na composição dela. Enquanto em uma transformação química, você realmente tem uma mudança na composição.

Fenômenos físicos e químicos diferenciam-se pelo fato de que os físicos não sofrem alteração na constituição, enquanto os químicos têm a natureza da matéria mudada. Em Química, um fenômeno é simplesmente uma transformação sofrida pela matéria.

No exemplo do prego, a ferrugem foi formada a partir do ferro do prego (material que o constitui), do gás oxigênio e da umidade presente no ar. Nesse caso temos uma transformação química na qual os reagentes são o ferro, o gás oxigênio e a água, e o produto é a ferrugem.

Oxidação é um processo químico desencadeado pela reação entre um composto orgânico e um agente oxidante. Os compostos são substâncias encontradas em organismos vivos e, geralmente, têm carbono na sua composição. O agente é o que ganha elétrons e sofre redução, ocasionando o que chama-se de oxidação.

A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons. Exemplo: as saladas de frutas tendem a se escurecer quando entram em contato com o ar, isso porque o oxigênio age promovendo a oxidação das frutas.

A doença provoca tensão muscular, pode afetar músculos do pescoço e desencadear dificuldade de deglutição ou, ainda, afetar músculos do abdômen e diafragma, o que pode resultar em insuficiência respiratória.

A substância que ganha elétrons sofre redução e é o agente oxidante. A diminuição do nox da espécie química indica que ela sofreu redução. A substância que perde elétrons sofre oxidação e é agente redutor. O aumento do nox da espécie química indica que ela sofreu oxidação.

Uma transformação física é diferente de uma transformação química porque: em uma transformação química novas substâncias são formadas, já a transformação física altera a forma do material, mas sua composição é a mesma.