Quando um olho fica mais baixo que o outro?

Perguntado por: tgentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

A Ptose Palpebral é um termo médico que designa a condição em que a pálpebra superior está mais abaixo do que o normal, o que pode causar diminuição da acuidade visual ou desconforto estético.

Tumores, calázio, lentes de contato ou cicatrizes nas pálpebras são algumas causas desse tipo de ptose. Aponeurótica: Leva esse nome porque ocorre devido a algum dano na aponeurose, membrana que envolve o músculo levantador. É a causa mais comum da ptose senil, ou seja, ligado ao envelhecimento.

A causa mais freqüente de ptose adquirida é a desinserção do músculo elevador da pálpebra. Ela é mais comum em pacientes idosos e resulta da involução e afilamento dos tecidos com o processo de envelhecimento. Em pacientes mais jovens, a ptose pode ocorrer devido a um trauma ou pelo uso prolongado de lentes de contato.

A queda da pálpebra pode ser resultado de doenças neurológicas e musculares, envelhecimento, lesão, tumores, enxaquecas, trauma ocular e intervenção cirúrgica são alguns fatores que podem ocasionar a queda da pálpebra.

A blefaroplastia é um procedimento estético que consiste na redução das pálpebras com o objetivo de levantar o olhar, eliminando aquele aspecto de pálpebra caída. Para isso, tradicionalmente se faz um procedimento cirúrgico onde o excesso de pele é removido o excesso de pele presente na região.

Você sabia que a beleza das suas pálpebras também deve passar pelas mãos de um oftalmologista? Na hora de realizar uma cirurgia de correção de pálpebras, o médico oftalmologista é importante por conta de o procedimento ser mais do que apenas estético, em muitos casos.

O valor da blefaroplastia começa a partir de R$ 8.518,23 nas principais clínicas de São Paulo (Maio/2023). Essa é uma média de preço, já que o valor exato só pode ser passado após avaliação médica. Também há outros fatores que influenciam em quanto custa uma blefaroplastia.

Coloque o seu dedo indicador no extremo das sobrancelhas e puxe para baixo enquanto tenta levantar as pálpebras para cima. Repita este exercício 15 vezes e alterne com o movimento seguinte, que passa por por colocar a ponta dos dedos junto à têmpora e esticar a pele para trás e abrir e fechar os olhos 25 vezes.

O tratamento para pálpebra caída depende das suas causas. Caso o paciente possua a ptose como um defeito congênito ou mesmo como consequência do envelhecimento, é possível tratar a condição por meio de procedimentos cirúrgicos, como a blefaroplastia.

A mais famosa e recomendada é a Blefaroplastia, cirurgia plástica que consiste em retirada do excesso de pele, gordura e o levantamento da pele da pálpebra.

A ptose palpebral, popularmente conhecida como pálpebra baixa ou pálpebra caída, trata-se da queda da pálpebra superior em cima dos olhos, podendo ocorrer de forma bilateral (nos dois olhos) ou unilateral (em apenas um dos olhos).

O SUS só oferta esse procedimento quando há necessidade fisiológica. Portanto, não é possível fazer a cirurgia por questões estéticas nesse sistema de saúde.

Sangramento e dificuldade passageira para fechar os olhos estão entre as possíveis complicações após a cirurgia de ptose palpebral. Inchaço palpebral e hematomas podem aparecer em função do trauma cirúrgico, porém, tratam-se de sintomas reversíveis e temporários.

O tempo da cirurgia leva em torno de 2 horas, com anestesia local e sedação.

5 truques para acabar de vez com as bolsas nos olhos

  1. Compressa de chá de camomila. A dica é simples e pode ser feita logo de manhã. ...
  2. Massagem com óleo de lavanda. Podem ser os essenciais que encontramos na farmácia. ...
  3. Firmadores instantâneos. ...
  4. Máscara fria. ...
  5. Drenagem com jade roller.