Quando um linfonodo deve ser retirado?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 28 de maio de 2023
4 / 5 9 votos

Quando se indica a retirada do linfonodo sentinela? A indicação maior da retirada do linfonodo sentinela faz-se nos casos de câncer de mama e para os raríssimos casos de carcinoma de células de Merkel (células que se localizam na camada basal da epiderme , onde estão ligadas a terminais nervosos da pele ).

Exames para os linfonodos
Nos casos benignos, os gânglios linfáticos também são móveis e doloridos. Os linfonodos malignos tendem a ser globosos, mais escuros e heterogêneos, com o hilo ausente, e podem apresentar microcalcificações.

A cirurgia de retirada dos linfonodos axilares é conhecida por linfadenectomia axilar ou esvaziamento axilar ou linfadenectomia. O procedimento retira os linfonodos presentes na região axilar. Normalmente são retiradas cerca de 10 a 20 gânglios, porém este número pode variar.

O linfoma é um câncer altamente curável, no entanto o prognóstico varia de acordo com os subtipos, mas, especialmente, com o diagnóstico precoce, assim como o tratamento”, observa o especialista.

Sintomas de câncer nos linfonodos: linfonodos muito endurecidos, aderentes a outros locais, não causam dor, tem superfície irregular, mais de 2 cm e crescem ainda mais de tamanho ou aparecem outros “caroços” pelo corpo.

Para identificar este linfonodo, é realizado um exame de linfocintilografia. Ele consiste em injetar uma substância radioativa no paciente, que vai percorrer a rota linfática que sai do local do tumor e identificar a localização do linfonodo sentinela. Depois de determinado onde ele está, é necessário analisá-lo.

Usualmente o tamanho normal do linfonodo é menor que 1 cm de diâmetro, embora haja variações nas diferentes regiões e idades. Nas crianças (2-10 anos) geralmente os linfonodos normais são maiores em tamanho, e aqueles > 2-3 cm são usualmente sugestivos de malignidade ou de doença granulomatosa.

É a íngua que avisa quando alguma coisa no organismo está errada. Ela costuma aparecer quando há alguma infecção. A íngua deve durar, no máximo, um mês. Se ela não sumir, crescer e endurecer, é hora de procurar um médico.

Os linfonodos normais são pequenos e podem ser difíceis de serem detectados, mas quando há uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios podem aumentar de tamanho. Os localizados próximos da superfície do corpo, podem aumentar de tamanho e serem sentidos com os dedos, e alguns podem até ser vistos.

A biópsia de linfonodo é muito comum quando há suspeita de linfoma, de tumores metastáticos ou, ainda, quando é necessária uma maior quantidade material para futuros estudos histológicos, pois oferece uma representatividade adequada para culturas e análise patológica.

Não é possível determinar qual tipo de linfoma é o mais grave, porque existem vários subtipos dessa doença, cada um com características únicas. Porém, geralmente, os chamados de “agressivos” podem ser os que mais causam preocupação. Apesar disso, atualmente, todas as formas da doença são tratáveis.

Trata-se da forma mais antiga de realizar o procedimento. No Esvaziamento Cervical Radical, são retirados os linfonodos de 5 áreas laterais, juntamente com a sua gordura adjacente. Assim, todos os linfonodos laterais do pescoço são removidos.

Para realizá-la, o médico cirurgião faz uma incisão na pele e remove todo o linfonodo (excisional), ou apenas uma pequena parte (incisional). O procedimento é relativamente simples e pode ser feito sob anestesia local.

A cirurgia para a retirada do linfonodo sentinela no câncer de mama consiste na injeção na mama de um marcador (marcador radioativo conhecido como tecnécio ou corante azul). Este material é escoado pelo sistema linfático, sendo retido no(s) primeiro(s) linfonodos a receberem a drenagem linfática da mama.

Efeitos colaterais da retirada dos linfonodos
Os linfonodos que foram retirados durante uma cirurgia, podem deixar parte do corpo sem uma forma eficiente de drenar a linfa da área afetada.

PET scan: exame que usa uma pequena quantidade de material radioativo para mostrar se um linfonodo aumentado é cancerígeno e detectar células cancerígenas em todo o corpo que podem não ser vistas em uma tomografia computadorizada.

O estágio 4 é o mais avançado do linfoma. O linfoma que começou nos linfonodos e se espalhou para pelo menos um órgão do corpo fora do sistema linfático (por exemplo, pulmões, fígado, medula óssea ou ossos sólidos) é um linfoma avançado.

A linfadenectomia axilar, cirurgia para retirar os linfonodos axilares, é feita do mesmo lado da mastectomia ou radioterapia. Dependendo da idade da mulher e se as células cancerígenas contêm receptores de estrogênio e/ou progesterona, o tratamento adjuvante pode incluir a terapia hormonal, quimioterapia, ou ambos.

Os linfomas, ainda que possam parecer localizados, por conta dos nódulos, também estão na corrente sanguínea, afinal, eles têm origem no sistema linfático. Por este motivo, não podem ser considerados benignos e exigem atenção!

Linfonodos normais têm menos de 1cm de diâmetro e consistência elástica; são indolores à palpação e móveis em relação às estruturas adjacentes. Alterações desse padrão podem sugerir causas de linfadenopatia.