Quando um justo se levanta?

Perguntado por: asalgueiro5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.

Provérbios 24:16 “Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade”. Este mundo é um mundo de guerra. Não falo da guerra entre nações. Este mundo vive um conflito espiritual de consequências eternas.

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

21 O mal perseguirá os pecadores, mas os justos serão galardoados com o bem. 6 Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna. 19 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas. 3 Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria.

Diante de tudo isso, Deus decidiu recompensá-lo restituindo-lhe as posses em dobro, dando-lhe outros sete filhos e três filhas e fazendo com que vivesse, com saúde, mais 140 anos, vendo sua família chegar até a quarta geração. "Então morreu Jó, velho e farto de dias", finaliza o texto.

desamparado, nem a sua descendência mendigar o. pão." Salmos 37:25.

Provérbios 24:16 NVI
pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas os ímpios são arrastados pela calamidade.

Provérbios 29:2 NVT
Quando os justos governam, o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme.

Um que espalha o seu dinheiro em causas piedosas, e tem a sua prosperidade financeira aumentada. Apesar do fato de que ele está dando dinheiro a outros, a sua conta corrente continua aumentando.

23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. 24 Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios. 25 Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem diretamente diante de ti.

Só há uma única maneira de viver. Se você se desviar dela você abre mão de uma vida de alegria e paz por uma de morte, miséria e problemas em vida. Você pode morrer mais do que uma vez. Só há uma maneira de servir e adorar o verdadeiro Deus.

Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.

As pessoas justas são fortes, vivem da fé. Têm uma sabedoria e uma espiritualidade incríveis. Por isto é que sempre são perseguidas, questionadas e difamadas.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Quando dizemos “o justo viverá da fé”, queremos dizer que somos guiados e dirigidos por nossa fé. Agimos de modo coerente com nossa fé — não no sentido de uma obediência irrefletida, mas com confiança em nosso Deus e sincero amor por Ele e pela inestimável sabedoria que Ele revelou a Seus filhos.

É Deus quem os justifica. 34 Quem os condenará? É aCristo quem morreu, ou antes, quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

O vocábulo latino iustus derivou em justo, um adjectivo que se usa para evocar aquilo que está em conformidade com a justiça. Posto isto, o que é justo é equânime, equitativo, imparcial ou razoável.

Queriam encontrar um pecado que fosse para poderem justificar tamanho sofrimento.

Nos termos das traduções tradicionais de Jó 42,6, Jó se arrepende e se retrata de suas palavras, ao passo que, nos termos da tradução de Jack Miles, Jó não se arrepende nem se retrata, e, diante da manifestação de um deus que ele descobre como insensível, o personagem exprime profunda pena pelo “barro mortal”.

Palavras-chave: Sofrimento; grito; livro de Jó; Deus; Retribuição.

Uma pessoa justa nada mais é do que um sujeito que sabe olhar os outros a partir de uma perspectiva muito mais humana e empática. Ou seja, não está preocupada em encontrar erros, mas sim em ajudar outras pessoas a se tornarem mais justas consigo mesmas, passando a viver uma vida mais plena.