Quando um inquilino é titular dos serviços e sai do imóvel deixando débitos?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Ao manter as contas em nome do proprietário, o inquilino pode facilmente sair do imóvel deixando dívidas. Sem provas (como um contrato de locação), e sem a nomeação do responsável (que no caso, não é o proprietário do imóvel), não tem como tais empresas cobrarem a pessoa correta.

No entanto, se o solicitante tiver débitos em aberto com qualquer companhia fornecedora de energia elétrica do país, ele não vai poder mudar a titularidade da conta de luz até quitar todas as suas dívidas.

Quando o inquilino pode processar o proprietário?

  • Inquilino pode processar proprietário por invasão do imóvel. ...
  • Inquilino pode processar locador que descumprir prazo acordado no contrato de aluguel. ...
  • Inquilino pode processar proprietário por cobrança abusiva de dívida.

O primeiro passo para resolver o problema de contas pendentes de água e luz em imóveis locados, é reunir toda a documentação que será utilizada como prova para cobrar o devedor. O contrato de aluguel, a rescisão do contrato no fim da locação, e o pedido de desligamento feito pelo inquilino.

A única forma legalmente reconhecida de solicitar a desocupação do imóvel alugado, mediante caso de inadimplência, é por meio de uma ação de despejo. Essa por sua vez deve ser previamente informada por carta oficial de notificação ao inquilino inadimplente.

De acordo com a Lei do Inquilinato, se a desocupação se tratar de uma ação de despejo por inadimplência, por exemplo, o prazo passa a ser de 15 dias.

O Código Civil (art. 206, parágrafo 3) estabelece que as dívidas de aluguel relativas a prédios urbanos ou rústicos prescrevem em três anos. Depois desse período, o locatário não tem mais o direito de cobrar a dívida do inquilino por meios judiciais.

· Conta de energia elétrica está em nome do locatário.
Quando o inquilino efetua o ligamento de energia elétrica em seu nome e após o encerramento da locação e consequentemente entrega do imóvel ficam débitos, não há motivo para entrar em pânico.

Quem deve pagar: Vendedor ou comprador? Os débitos condominiais e de impostos vinculados ao imóvel, como IPTU, são de obrigação do próprio imóvel. Isso significa que para o Condomínio e Prefeitura quem responde pela dívida é o próprio imóvel, independentemente de quem seja o seu titular.

O método mais comum hoje em dia é fazer a solicitação através do site. Basta visitar a página de troca de titularidade da empresa responsável de sua cidade e inserir seus dados. Será solicitado que você anexe cada documento solicitado, seja em forma de PDF ou scam.

Pela lei, o locador não tem o direito de exigir a retomada do imóvel antes do fim do contrato. A não ser que o locador tenha cometido alguma infração contratual, como atraso no pagamento de aluguéis ou realização de alguma reforma não autorizada. Nesses casos, o locador pode entrar com uma ação de despejo justificada.

Em 18 de outubro de 1991 entrou em vigor a Lei Federal de nº 8.245, comumente conhecida como Lei do Inquilinato. Desde sua criação, a legislação serve como base para a elaboração das cláusulas de contratos de locação de imóveis urbanos, tanto residenciais quanto comerciais, em todo o país.

E o Código Civil estabelece três possibilidades para a parte que firmou um contrato bilateral, quando o outro contratante não cumpre suas obrigações: revisar o contrato, com base no artigo 317 do Código, ou requerer a sua rescisão, com pedido de perdas e danos.

A Enel afirma que transferir a conta de luz para o nome de outra pessoa pode levar até três dias úteis na área urbana e até cinco em propriedade rural. Não há cobrança de taxas nem custos para mudar o nome.