Quando um idoso deve ser institucionalizado?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

No estudo de Perlini et al. 5, os fatores mais citados por familiares quando decidem institucionalizar o idoso são o número reduzido de integrantes da família, ausência de condições físicas, financeiras e psicológicas para prestar o cuidado em domicílio e o desejo do próprio idoso em não perturbar seus familiares.

Muitas pessoas idosas encaram o processo de institucionalização como perda de liberdade, abandono pelos filhos, aproximação da morte, além da ansiedade quanto à condução do tratamento dado pelos profissionais, visto que a instituição possui normas e regras próprias a serem seguidas pelos seus participantes20.

As ILPIs são instituições governamentais ou não governamentais, de caráter residencial, destinadas ao domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, com ou sem suporte familiar e em condições de liberdade, dignidade e cidadania.

A institucionalização é responsável pela cristalização de práticas, que transformadas em hábitos são determinadas aos indivíduos que aderem a instituição e passam a reproduzi-las.

São conhecidas também como asilos, casas de repouso, abrigos para idosos e outros. A Instituição de Longa Permanência para Idosos deve possuir alvará sanitário atualizado expedido pelo órgão competente, estadual ou municipal e um responsável técnico com formação de nível superior.

1. Dar a qualquer coisa ou adquirir carácter institucional ou de instituição.

Estudo demonstra que a institucionalização esteve relacionada à diminuição do vínculo familiar(6). Contudo, também pode significar alternativa de amparo, proteção e segurança, especialmente para os que não têm família e aqueles que vivem situação de conflito familiar(7).

O Serviço Social, como profissão institucionalizada, configura-se no cenário mundial a partir da década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial, quando se caracteriza de forma mais evidente e abrangente a questão social, bem como formas de organização da classe trabalhadora, que contextualizam o surgimento de ...

2 Por institucionalização, entende-se o processo pelo qual organizações servem de veículos para a criação, difusão, perpetuação de elementos e mecanismos inovadores, criados para induzir mudanças sociais que conduzem ao desenvolvimento.

Aquele que abandona uma pessoa for incapaz incorre em crime de “abandono de incapaz”, como tipificado na legislação. O idoso não deve morar sozinho caso não esteja com plenas funções mentais (consciência).

Os asilos para idosos também podem ser designados por outros nomes, como casa de repouso, clínica geriátrica e ancionato. No Brasil, o asilo é formalmente conhecido como instituição de longa permanência de idosos (ILPI).

De acordo com a lei estadual, está previsto que as agências bancárias e as lotéricas são obrigadas a garantir o acesso irrestrito e prioritário de pessoas a partir dos 60 anos em todos os caixas presenciais que estejam funcionando e que o tempo de atendimento não deve exceder em 15 minutos desde a hora da chegada do ...

Embora não se dê à temática a devida importância, também desempenham uma grande função social. As ILPIs têm um papel fundamental no processo de inclusão da terceira idade e no combate à solidão e ao isolamento vivenciados por essa parcela da população.

A hospitalização pode potencializar a magnitude das alterações fisiológicas relacionadas à idade e aumentar a morbidade. Somente os pacientes idosos em estado grave, que não podem ser adequadamente atendidos em outros locais, devem ser hospitalizados.

Os idosos são pessoas que já passaram por diversas situações e experiências durante a vida, seja socialmente ou profissionalmente, assim podem ser boas fontes de conhecimento e aprendizado, também são cuidadores, amorosos e muitas vezes, avós. Por isso, trate-os bem, respeite-os e não ignore-os.