Quando um funcionário não obedece ordens?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
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De acordo com a legislação, a principal consequência para situações em que o trabalhador comete um ato de indisciplina ou de insubordinação é a demissão por justa causa CLT. Ou seja, se o funcionário infringir qualquer uma dessas regras do artigo 482 clt, poderá ser afastado das suas atividades laborais.

São inaceitáveis situações como postura incorreta, de más intenções, baseadas em algum interesse ou em falta de ética; condutas ilegais; agir desrespeitosamente ou em desleixo; agir baseado em algum interesse ou prazer peculiar, visto como uma má-conduta a outros olhos.

Dicas para lidar com funcionários difíceis

  1. Mantenha o foco na equipe. Procure aumentar o comprometimento dos colaboradores, tratando os assuntos em conjunto. ...
  2. Seja transparente. ...
  3. Faça a gestão do tempo. ...
  4. Invista na gamificação.

Foco na solução e não apenas em erros no trabalho

  1. Esclareça as verdadeiras prioridades atuais da empresa.
  2. Não foque no problema, foque na solução.
  3. Tome atitudes de cabeça fria, baseadas em reflexão e estratégia.
  4. Avalie o histórico do colaborador antes de pensar em puní-lo.
  5. Converse com o colaborador em particular.

Advertência por escrito
Após aplicar uma advertência verbal, o empregado infrator que cometer o ato reprovável seguidamente deverá ser advertido por escrito, em um documento próprio emitido em duas vias. As informações contidas na advertência são fundamentais para garantir a sua legalidade.

Insubordinação: ocorre quando o empregado desrespeita uma ordem dada pessoalmente a ele pelo empregador ou gerente.

Como demitir um funcionário de forma diplomática e transparente?

  1. Exponha a razão real da demissão. ...
  2. Forneça feedbacks. ...
  3. Não fique “de conversa fiada” ...
  4. Mantenha a cordialidade. ...
  5. Reconheça as qualidades do funcionário. ...
  6. Mantenha as portas abertas.

Como agir nesses casos? Em geral, a melhor forma de lidar com problemas é o diálogo. Sendo assim, é importante que o primeiro passo seja ter uma conversa franca sobre o problema com o colaborador. Para que seja cobrada uma atitude, é necessário se certificar de que o trabalhador tem conhecimento sobre a situação.

Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento
Ocorre quando o empregado comete ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, desrespeito aos colegas de trabalho e à empresa.

Aqui, trouxemos um exemplo de carta de advertência por indisciplina. Vimos pela presente, aplicar-lhe advertência disciplinar pelo fato de você ter FATO, no dia, DATA, agindo assim com desídia no desempenho de suas funções, conforme art. 482, letra e, da CLT.

Plagiar trabalhos alheios e tentar levar mérito pelo que não fez é um dos comportamentos antiéticos que podem levar ao fracasso profissional. Por outro lado, reconhecer e elogiar o trabalho dos colegas é ser ético e contribui para um ambiente saudável.

Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

Há algumas atitudes essenciais que se aplicam a todas as atividades, como honestidade, sigilo, competência, prudência, humildade e imparcialidade. Há também outros pré-requisitos para ser um profissional ético, como veremos a seguir.

Para ajudá-lo, preparamos cinco maneiras de como lidar com funcionários de comportamento difícil.

  1. Enfrente o problema. ...
  2. Não acredite em rumores. ...
  3. Busque soluções. ...
  4. Seja paciente pelos resultados. ...
  5. Reconheça quando não há mais o que fazer. ...
  6. Chegando a uma conclusão.

Separamos aqui os 10 principais e mais clássicos comportamentos inadequados que devem ser evitados: Falar mal da empresa em que trabalha; Fofocas sobre colegas de trabalho (reclamar e falar mal de terceiros); Falta de pontualidade (exceto quando há imprevistos);

Pontos para avaliar em um funcionário: o que você deve buscar?

  1. nível de execução das tarefas impostas;
  2. cumprimento dos prazos;
  3. qualidade do trabalho executado;
  4. criatividade na resolução de problemas;
  5. opinião dos clientes e dos colegas;
  6. receita gerada pelas vendas;
  7. proatividade;
  8. capacidade de liderança.

Não há nos autos prova da incontinência de conduta ou mau procedimento praticado pelo recorrido. A prova oral não ratifica a tese do recorrente para o reconhecimento da justa causa. Assim, ausente prova de que o recorrido tenha praticado falta grave resta incólume a sentença do primeiro grau.

Um ponto muito importante para diferenciar essas duas situações no dia a dia é que para configurar insubordinação, a ordem deve ser dada diretamente ao funcionário. Em situações de anúncio de novas diretrizes para toda a empresa, por exemplo, caso o colaborador não siga as siga, é caracterizado como indisciplina.

Se for motivo leve, essa advertência deve ocorrer três vezes e, logo em seguida à terceira advertência, a dispensa por justa causa imediata.

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