Quando um casal se separa tem volta?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Mas ainda que se chegue à formalização da separação, é possível que um casal se reaproxime e recomece. "Mas, isso, desde que feitas reflexões sobre o que os une e o que os separa", explica Célia Mazza de Souza, psicoterapeuta de casais e famílias e conselheira Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.

Há um limite de tempo para a separação de fato? Não há limite máximo de tempo para a separação de fato, uma vez que casais separados não têm a obrigação de se divorciar.

Terminar e voltar várias vezes com o mesmo namorado faz mal para a saúde, diz estudo. Reatar com um parceiro amoroso após uma breve separação pode ser algo comum e até mesmo saudável se ambos reavaliam os sentimentos que nutrem e sentem que a relação merece uma nova chance.

Podemos amar a mesma pessoa de várias formas e com intencidade diferentes, dependendo da situação e época de nossas vidas. Tive alguns pacientes que vieram a terapia falando não amar mais o companheiro(a) e após algum tempo de terapia a pessoa volta a enxergar de outra forma a situação.

Um estudo sugere que leva cerca de três meses (11 semanas para ser mais precisa) para que alguém tenha um sentimento mais positivo em relação à uma separação. Como eu disse, no entanto, a dor da desilusão amorosa não é uma ciência. No meu caso, levei seis meses até me sentir pronta para seguir em frente.

Muitos divorciados se perguntam quanto tempo dura o sofrimento de uma separação e a resposta varia muito de indivíduo para indivíduo, bem como de situação para situação. Há quem sofra por alguns meses ou vários anos. O que é preciso ter em mente é que nenhum sofrimento é para sempre, ainda que possa ser longo.

Se o seu ex-namorado mantém contato frequente com você, isso pode indicar que ele sente falta sua falta e não consegue passar muito tempo longe. Isso inclui o início, por parte dele, de conversas sem razão aparente, a não ser para dizer "oi", seja por e-mail, mensagens, redes sociais ou telefonemas.

o luto na separação é mais dolorido, pois aquela pessoa sempre estará ali, se relacionando com outras pessoas, quebrando promessas e sonhos que havia feito junto com você. O luto na separação é um processo doloroso e que não deve ser interrompido ou impedido, ele tem que ser encarado e vivido.

Uma das razões pelas quais um casal apaixonado se separa geralmente é a falta de valorização. Há ocasiões em que o tempo nos prejudica e o faz de uma maneira muito específica. É muito comum começar a tomar muitas coisas como certas: as ações do outro, os esforços, os detalhes, as vontades, as virtudes…

Homens também sofrem com separações - e lidam com elas de modo saudável. Para enfrentar uma separação, pegue leve consigo mesmo. O estereótipo popular de que os homens não querem apoio durante um rompimento, separação ou divórcio, simplesmente não é verdadeiro, afirmam psicólogos.

Estima-se que pode durar entre seis meses e dois anos, da mesma forma que o luto pelo falecimento de um ente querido, no entanto, depende de cada pessoa e suas circunstâncias particulares. Há certos acontecimentos que podem levar um homem a sentir falta do/a ex.

Independentemente do motivo, a decisão de voltar com um ex é uma questão complexa que requer reflexão cuidadosa. É preciso avaliar os motivos por trás da vontade de voltar, refletir sobre os motivos da separação e avaliar se ambos mudaram o suficiente para tornar o relacionamento possível novamente.

A opção está nas mãos do que deixou, que passa dias, semanas, meses, anos remoendo, enquanto o que foi deixado, por falta de opção, já superou. Definitivamente, quem deixa sofre mais.

As razões para voltar a um antigo amor podem ser muitas, por exemplo, o conforto daquilo que já conhecemos pode ser um grande motivo, assim como o desconforto em abraçar novas relações por medo do desconhecido. Há ainda o perseguir de um projeto de vida, de um sonho, de algo que um dia idealizamos com aquela pessoa.

Passe momentos com a pessoa, sendo empático e gentil. Seja honesto, saiba ouvir e – acima de tudo – seja paciente. Não espere que as coisas corram sempre como você quer e em um passe de mágica. Pode ser que a pessoa queira ou esteja precisando de tempo.

Segundo os pesquisadores, o fim de uma relação pode levar a um estresse mental significativo: os homens já têm maiores riscos de suicídio do que as mulheres e a separação eleva as chances em quatro vezes .

Veja 8 dicas para superar a separação e dar a volta por cima

  1. Planeje o futuro. Está na hora de planejar. ...
  2. Faça algo de bom para si mesma. ...
  3. Faça algo de bom para alguém. ...
  4. Coloque seus sentimentos no papel. ...
  5. Tenha em mente que seu ex vai seguir em frente. ...
  6. Olhe suas contas. ...
  7. Limpe o ambiente. ...
  8. Flerte.

Separações são dolorosas por causa do vínculo entre o casal. O que gera o vínculo é a consumação do amor. Quando duas pessoas resolvem ficar juntas, elas consumam o amor. Mas não é somente "ficar" junto, é ficar junto de coração para coração, mesmo que estejam separados fisicamente, ali começa o vínculo.