Quando um átomo pode se tornar eletricamente positivo?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Um material é eletricamente positivo quando tem excesso de prótons, ou falta de elétrons. Da mesma forma, ele será negativamente carregado se tiver um excesso de elétrons.

É quando o número de partículas com carga positiva (prótons) no núcleo for igual ao número de partículas com carga negativa (elétrons) na eletrosfera. Entendeu?

Um átomo está em equilíbrio elétrico quando o número de elétrons na eletrosfera é igual ao número de prótons no núcleo. Os nêutrons no núcleo, sendo eletricamente neutros, não interferem no equilíbrio elétrico do átomo. A Tabela 4 apresenta alguns exemplos de átomos eletricamente equilibrados.

De mesmo modo, um corpo está eletrizado positivamente quando possuem mais prótons do que elétrons (excesso de cargas positivas), enquanto que ele está negativamente carregado se possuir mais elétrons do que prótons (excesso de cargas negativas).

Um átomo eletricamente neutro significa que as cargas negativas se igualam as cargas positivas. Um átomo eletricamente positivo significa dizer que as cargas negativas não são suficientes para igualar as cargas positivas do átomo.

Sendo assim, podemos estabelecer as seguintes relações entre o átomo e sua carga. Átomo neutro: número de prótons e elétrons com a mesma quantidade; Cátion: átomo positivo, com mais prótons do que elétrons; Ânion: átomo negativo, com mais elétrons do que prótons.

Um corpo se apresenta carregado, isto é, eletrizado, quando possui quantidades diferentes de prótons e elétrons. Dessa forma, caso o número de prótons (nP) seja maior que o número de elétrons (nE), o corpo estará carregado positivamente e, do contrário, estará negativo.

Resumo sobre os íons
Se há perda de elétrons, o íon gerado é positivo, sendo chamado de cátion. Se há ganho de elétrons, o íon gerado é negativo, sendo chamado de ânion.

Quando um átomo está eletricamente neutro ele possui prótons e elétrons em igual número. Contudo, quando um átomo neutro perde ou ganha elétrons, ele se transforma em um íon.

Essas cargas ficam dentro das partículas dos átomos e são conhecidas como: Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Apesar de os elétrons serem negativos, o átomo no estado fundamental é neutro, pois ele possui a mesma quantidade de elétrons e de prótons. Isso significa que as cargas negativas dos elétrons anulam as cargas positivas dos prótons, assim, o átomo fica neutro.

Um corpo é considerado eletricamente carregado, ou eletrizado, quando possui excesso de prótons ou elétrons.

Existem três tipos de eletrização: por atrito, contato e indução. Eletrização por atrito: Ocorre quando atritamos (ou esfregar) dois corpos, inicialmente neutros, e haverá transferência de elétrons de um corpo para o outro.

– A solução para saber quais substâncias perdem ou ganham elétrons está na determinação do numero de oxidação (Nox) dos átomos dos elementos envolvidos no processo. Número de Oxidação (Nox) – É o número que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química.

prótons

Assim sendo, cada átomo possui um núcleo, tendo uma determinada carga elétrica positiva. Essa carga positiva se dá em razão da presença, no núcleo, de partículas denominadas prótons.

Prótons: esta partícula também constitui um átomo, porém, diferente do nêutron, tem carga elétrica positiva.

Desse modo, quando um corpo neutro recebe elétrons, sua carga torna-se negativa, reciprocamente, ao perder elétrons, sua carga torna-se positiva.