Quando um átomo está neutro ele possui?

Perguntado por: spereira7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quando um átomo está eletricamente neutro ele possui prótons e elétrons em igual número. Contudo, quando um átomo neutro perde ou ganha elétrons, ele se transforma em um íon.

Sendo assim, podemos estabelecer as seguintes relações entre o átomo e sua carga. Átomo neutro: número de prótons e elétrons com a mesma quantidade; Cátion: átomo positivo, com mais prótons do que elétrons; Ânion: átomo negativo, com mais elétrons do que prótons.

Todo átomo possui o mesmo número de prótons e de elétrons; portanto, todo átomo é eletricamente neutro.

Um corpo que tenha a mesma quantidade de prótons e elétrons apresenta a mesma quantidade de carga elétrica positiva e negativa. Isso o torna neutro.

Um corpo é neutro quando possui a mesma quantidade de prótons e elétrons. Quando um objeto neutro perde elétrons, ele passa a ter mais prótons, ou seja, excesso de cargas positivas. Pode-se concluir então que ele fica eletrizado positivamente.

Cátion: átomo que perdeu (ou cedeu) elétrons e, portanto, está carregado positivamente. Ânion: átomo que ganhou (ou aceitou) elétrons e, portanto, está carregado negativamente.

– A solução para saber quais substâncias perdem ou ganham elétrons está na determinação do numero de oxidação (Nox) dos átomos dos elementos envolvidos no processo. Número de Oxidação (Nox) – É o número que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química.

Um átomo de oxigênio (8O16) eletricamente neutro possui 8 prótons, 8 elétrons e 8 nêutrons (n = A – Z = 16 – 8 = 8).

Um átomo neutro é um átomo que não tem carga elétrica total. Isso significa que o número de prótons no núcleo do átomo é igual ao número de elétrons que giram ao redor dele.

Confira agora um resumo completão sobre os quatro tipos de modelos atômicos:

  1. 1 – Dalton (1803) ...
  2. 2 – Thomson (1903) ...
  3. 3 – Rutherford (1911) ...
  4. 4 – Bohr – 1913.

hidrogênio

- O único elemento químico que não possui nenhum nêutron no seu núcleo atômico, é o hidrogênio, pois é formado apenas por um próton, no núcleo, e um elétron, na eletrosfera.

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Nesse sentido, há quatro tipos principais de átomos: isótopos, isóbaros, isótonos e isoeletrônicos.

Dizemos que um corpo é neutro quando o número de prótons (carga positiva) é igual ao número de elétrons (carga negativa).