Quando trinca o osso dói?

Perguntado por: lalmada5 . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Quem alguma vez já quebrou algum osso do corpo sabe que esse tipo de dor é marcante. Os sintomas costumam ser identificados por inchaços e edemas (roxidão), mas nem sempre são tão óbvios assim (tem gente que quebra e só vai descobrir semanas depois numa radiografia).

Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. Se um osso estiver exposto ou cutucando sua pele, logicamente não é um bom sinal e deve ser uma fratura. Outro indício é se você ouviu um estalo na hora do acidente.

As fraturas geram sinais e sintomas muito característicos, entre eles:

  1. dor intensa e inchaço no local fraturado;
  2. incapacidade parcial ou total de mexer o membro fraturado;
  3. deformidade, hematomas e ferimentos no local;
  4. dormência, formigamento e estalos na área da fratura.

FOSAMAX® pertence à classe de medicamentos não hormonais chamados bisfosfonatos, que ajudam na reconstituição dos ossos e faz com que os ossos tenham menos propensão a fraturas.

Mas, geralmente, para essas lesões, o tratamento envolve a recolocação (reposicionamento) do osso no lugar e imobilização com gesso ou uma tala até a completa cicatrização.

O Dr. Massari concluiu que o cloridrato de tramadol deve ser ministrado ao idoso pelo método subcutâneo, trazendo mais rapidez e mais conforto no atendimento inicial com o mesmo custo.

A luxação se refere à perda da congruência articular entre dois ossos. Em outras palavras, a articulação perde sua anatomia habitual porque um dos ossos se desarticula do outro movendo-se em outra direção. Os termos populares mais comuns para esta lesão são que a articulação “deslocou” ou “saiu do lugar”.

Um osso quebrado do braço ou punho será extremamente doloroso e pode também haver inchaço ou sensibilidade ao redor da área lesada e sangramento se o osso danificou o tecido e a pele. Estes sintomas também podem ocorrer se o seu braço ou pulso é torcido em vez de quebradas.

De acordo com o traço da fratura observado radiograficamente, podemos classifica-la em simples, quando há apenas um traço, sendo uma lesão única que realiza a transfixação de todo o osso. Caso sejam observados dois traços de fratura formando uma cunha, considera-se a fratura como em cunha.

Uma lesão que fratura um osso também pode danificar seriamente outros tecidos, incluindo a pele, os nervos, os vasos sanguíneos, os músculos e os órgãos. Essas lesões podem complicar o tratamento da fratura e/ou causar problemas temporários ou permanentes.

O Traumeel S é indicado como auxiliar no tratamento de traumatismos como torções, contusões, hematomas, fraturas, edemas pós-cirúrgicos e pós-traumáticos, e inchaços em geral; processos inflamatórios e degenerativos com inflamação associada em diversos órgãos e tecidos, especialmente nos do aparelho locomotor; artrose ...

Anti-inflamatórios recentes, que atuam seletivamente como inibidores da enzima COX-2, parecem ser menos prejudiciais. Em resumo: as evidências até o momento sugerem que após uma fratura, devemos fazer uso cauteloso dos anti-inflamatórios e apenas quando necessário, evitando o uso contínuo por mais do que duas semanas.

Normalmente leva de 6 a 8 semanas para ocorrer a consolidação total de uma fratura por estresse. Durante esse tempo, mude para atividades que coloquem menos estresse nos pé e pernas.

Agora, mãos à obra!

  1. #1 Proteja móveis ao redor. Para evitar que o pó acabe sujando os móveis, assim como o chão, é importante protegê-los com lona ou plástico. ...
  2. #2 Abra a fissura. ...
  3. #3 Tire todo o pó ...
  4. #4 Aplique a solução. ...
  5. #5 Aguarde tempo de secagem. ...
  6. #6 Faça o acabamento final.

O médico pode recomendar a associação de ibuprofeno e acetaminofeno para aliviar as dores e a inflamação. A associação desses medicamentos é muito mais eficaz que qualquer um dos dois sozinhos.