Quando toma remédio e vomita pode tomar novamente?

Perguntado por: rsilveira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Não se desespere. Vamos te ajudar! Se o vômito ocorreu imediatamente após a administração do medicamento: você pode repetir o procedimento integralmente conforme orientação médica e indicação da bula.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

“Pela via oral, cada medicação pode ter seu tempo de início e de pico variados, porém levam em torno de 40 minutos, em média, para começar a fazer efeito agudo”, afirma a especialista.

Uma pílula padrão se dissolve em 10 minutos. A segunda melhor opção é de pé, pois o remédio dilui em cerca de 23 minutos, apenas um pouco mais rápido do que deitado de costas.

Para ser eficientes, devem ser tomados no mesmo horário e administrados no intervalo correto, que varia entre 6, 12 e 24 horas, dependendo da tecnologia de cada medicamento.

Quando consultar um médico
Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

Misturar medicamentos pode gerar um problema que recebe o nome de interação medicamentosa, ou seja, ocorre a competição entre os medicamentos de forma a um impedir a ação do outro. Isso pode causar o atraso na melhora ou piora do quadro clínico.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos. Para amenizar os sintomas da infecção, poucos dias.

Depois de vomitar, beba fluidos transparentes que não contenham cafeína ou álcool. É aceitável beber água ou líquidos que contenham açúcar. Schweppes, sucos de frutas, bebidas esportivas e caldos claros são fluidos aceitáveis.

A força da expulsão é tão forte que não pode ser controlada.
Quando o vômito acontece, a sensação de náusea é interrompida e observa-se uma considerável melhora no quadro. Por esse motivo, muitas pessoas acabam forçando o vômito como forma de obter um alívio.

Suco de limão
Que limonada é gostosa, também. Agora, pode anotar mais uma informação: o limão dá um suco bom para enjoo na maioria dos casos.

O mais indicado é sempre água, pois a interação de sucos, leite e refrigerantes com a medicação pode comprometer a absorção e ação do medicamento.

A postura do corpo na hora de ingerir remédios pode influenciar a velocidade de absorção do medicamento pelo corpo. Quando você sente uma dor muito intensa pelo corpo, uma das primeiras coisas a se fazer é tomar um remédio para dor, na espera de que ele faça efeito o mais rápido possível.

“Se a febre não melhora com antitérmicos ou há outros sinais de alarme, é necessário buscar atendimento”, pontua.

Nos casos de vômitos entre 30 e 60 minutos, se você não tiver como entrar em contato com o médico, o melhor é não repetir a dose. Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.

Dramin é um medicamento indicado para prevenir e tratar os sintomas de enjoo, tontura e vômitos em geral. Nesse caso, ele também pode ser utilizado para casos de vômitos e enjoos da gravidez. Adicionalmente, é utilizado no pré e pós-operatórios, depois de radioterapia e tratamento das labirintites e vertigens.

Para sanar suas dúvidas a esse respeito, em umCOMO também queremos dar uma mãozinha e esclarecer a dúvida comum sobre "posso tomar amoxicilina e ibuprofeno? “. Já antecipamos que SIM esses dois medicamentos podem ser tomados ao mesmo tempo porque não interferem (são um antibiótico e um anti-inflamatório).

Sugiro aguardar no mínimo 2 a 3 horas. Depois disso, se a febre não cedeu, ou caso retorne antes de 6h, pode-se administrar um outro antitérmico! No caso de dor, também é possível intercalar essas medicações.