Quando tirar o Ninho do berço?

Perguntado por: lmoraes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Quando tirar o bebê do ninho redutor? O ninho redutor de berço deve ser retirado assim que o bebê aprende a rolar. Apesar da idade em que geralmente isso acontece ser do quarto ao sexto mês, alguns bebês podem se desenvolver mais rapidamente ou mais lentamente e aprender a rolar fora desse período.

Apesar de ser utilizado principalmente para bebês recém-nascidos, o ninho também pode ser um meio de aconchegar bebês um pouco mais velhos. "A idade ideal para uso são os três primeiros meses de vida.

As almofadas ou protetores berço, como também são conhecidas, tornaram-se bastante populares alguns anos atrás. No entanto, o produto passou a ser contraindicado pelos pediatras em função do risco de sufocamento. A Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso.

A partir dos 6 ou 7 meses de idade, os pequenos já podem começar a dormir sozinhos, mas antes disso o ideal é ir acostumando-os aos poucos para que não haja tanto estranhamento.

NINHO PARA BEBÊ
Depois que os bebês aprendem a rolar, segundo a ONG Criança Segura, esses produtos apresentam os mesmos riscos que os protetores de berço: os bebês podem ficar com o rosto preso nas laterais e sufocar, mesmo que sejam feitos de materiais respiráveis.

Por outro lado, os seus pés devem ser colocados no fundo do ninho. Por outro lado, o bebé deve sempre ser colocado de barriga para cima. Isto é o mais importante para reduzir o risco da SMSL, seja onde for que esteja o bebé: num ninho, num berço, ou dormindo na cama consigo.

O que prejudica a coluna do bebê? Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança.

O Composto Lácteo Ninho Hora de Dormir contribui para uma boa noite de sono. Sua fórmula enriquecida com vitaminas e minerais auxilia para o desenvolvimento saudável da infância. A composição tem adição de camomila, ingrediente calmante que ajuda a relaxar o bebê. Ela deixa a criança mais tranquila para dormir bem.

claros temos que ter o bom senso de não tá mexendo no ninho tempo todo pois as aves também precisam da privacidade deles ou serem territorialistas elas. ficam muito agressivas. mesmo sendo mansas e na situação das aves serem mansas e criada juntos as pessoas. elas muitas vezes não se importam.

Instituições como a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Academia Americana de Pediatria reprovam o uso desses itens quando se pensa em berço seguro. De acordo com especialistas, tais peças podem cair sobre os pequenos durante a noite e provocar sufocamento. Além disso, ainda há riscos à medida que eles crescem.

Se o acidente aconteceu próximo da hora de dormir, ou no horário daquela sonequinha da tarde, pode-se observar a criança por cerca de uma hora, e deixá-la dormir. Após mais ou menos 2 horas, acorde-a e veja se está tudo bem.

Almofadas de amamentação são úteis se o bebê estiver acordado, mas nunca devem ser usadas para fazê-lo dormir, seja no berço ou na cama dos pais.

A Unicef recomenda que o bebê durma no mesmo quarto que os pais, no berço, pelo menos até os 6 primeiros meses de vida. A indicação se baseia em pesquisas que mostram que estar próximo à mãe facilita a amamentação e, ainda, reduz os riscos de morte súbita.

Entre três e seis meses de idade, muitos bebês começam a dormir a noite toda. É improvável que seu filho durma 10 horas de uma vez, mas provavelmente dará início a um sono longo e sem interrupções, acordando para mamar apenas uma vez durante a noite. Aos três meses, deverá dormir de 9 a 10 horas por noite.

Na opinião da profissional, ter relações na mesma divisão onde esteja o filho, mesmo que com meses de vida, é sempre de evitar, até porque “nunca se sabe quando uma criança está a dormir”. “Não é desejável que isso aconteça, o ato sexual é suposto ser íntimo e não deve ser exposto a uma criança.”

CRIE UMA ROTINA DO SONO:
Em seguida, dê um banho morno no bebê, podendo até apostar na massagem shantala ou outros tipos de massagem relaxantes. A amamentação também é importante nesse período, por isso tente oferecer o peito quando o bebê acordar e estiver mais desperto, sempre observando os sinais de fome dele.

Dicas para evitar que o bebê acorde:
Segure o bebê com firmeza e coloque no bercinho lentamente. O movimento de descida pode causar insegurança e fazer com que ele desperte. Após leva-lo ao berço, mantenha a mão nele alguns segundos ou minutos, para que não perca o contato físico de repente.

É importante esclarecer que é recomendado que os bebês com menos de 1 ano durmam no quarto dos pais por questão de segurança. Não existe um momento adequado para fazer com que o bebê durma sozinho no berço, podendo esse processo ter início de acordo com as necessidades do bebê e situação da família.

O ninho precisa estar sempre limpo e higienizado pra evitar que o bebê sofra com alergias.

Bebês com menos de 12 meses devem dormir em um berço firme, coberto apenas com o um lençol e de barriga para cima. No caso do lençol, é preferível que seja de elástico para que não se solte do colchão. Antes de completar um ano, seu bebê deve dormir em um berço sem qualquer enfeite ou excesso de roupa de cama.