Quando tirar o dinheiro do fundo de investimento?

Perguntado por: lnogueira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 8 votos

A ideal é quando o valor investido já é suficiente para realizar algum objetivo, como comprar uma casa. A outra situação é quando deixou de existir a tese pela qual se investiu no fundo.

O resgate é o momento em que o investidor realiza seu investimento, ou seja, se desfaz das cotas de um fundo, por exemplo, ou vende ações, e recebe o dinheiro em sua conta corrente. O momento mais adequado, como vimos, é uma escolha individual do cliente a partir de seus desejos e necessidades.

“Posso perder dinheiro em fundos de investimento?” Essa é uma dúvida comum de quem está começando a investir. Na verdade, você pode, sim, perder dinheiro em fundos — e de diferentes formas.

Fundos de investimento em renda fixa podem ter suas próprias regras de resgate definidas no momento da aplicação. Alguns deles adotam regras do tipo d+30, o que significa que o dinheiro pode demorar 30 dias úteis para retornar para a conta do investidor.

Se o fundo tem um percentual de investimento que ficou sem liquidez, ele fecha para resgate para não prejudicar os cotistas. Quando não há liquidez, significa que não é possível resgatar sem prejuízo do valor investido.

O fechamento de um fundo pode ocorrer a qualquer momento e não há um período determinado para que ele fique fechado, podendo ser por meses ou até anos.

Se o resgate for solicitado antes do horário fechamento do mercado em um dia útil, a operação será realizada no mesmo dia. Já se o resgate for solicitado após o fechamento do mercado ou em um dia não útil, a operação ocorrerá no próximo dia útil.

O resgate antecipado é a retirada do dinheiro antes deste vencimento e ele está disponível para muitos investimentos de renda fixa. Dependendo do investimento escolhido, é possível solicitar o resgate do total ou de uma parte do valor aplicado.

Os investimentos com baixa liquidez são aqueles em que é mais difícil o processo de resgate em dinheiro, como é o caso de imóveis. Além da liquidez, outro ponto que deve ser observado pelo investidor é o tempo mínimo de aplicação antes do saque dos valores.

Os títulos públicos — Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro RendA+ — podem ser boas escolhas para ter investimentos com liquidez diária na sua carteira. Eles são emitidos pelo Tesouro Nacional, têm garantia atrelada ao Governo Federal e são negociados na plataforma Tesouro Direto.

Segundo determinação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), na aplicação o fundo tem poucas opções, deve adotar a cota do mesmo dia da aplicação (D0) ou a cota do dia seguinte (D+1). No resgate, entretanto, cada fundo pode estabelecer livremente o prazo de conversão das cotas.

No caso de um fundo de investimento, o principal risco está relacionado aos ativos que compõem a carteira. Nesse sentido, há três riscos aos quais o investidor está invariavelmente sujeito: o risco de mercado, o risco de crédito e o risco de liquidez. Saiba mais sobre risco e outras características dos investimentos.

Quais são os riscos de investir em FIIs? Como esse é um investimento de renda variável, especialistas alertam que há risco de instabilidade. O valor das cotas dos fundos pode cair. Caso a Selic continue em alta, a tendência é que os investidores prefiram a renda fixa.

As melhores aplicações hoje são:

  • Títulos com juros semestrais;
  • Ações;
  • Fundos imobiliários;
  • Fundos agrícolas;
  • Fundos de previdência;
  • Stocks;
  • REITs; e.
  • ETFs no exterior.

A fórmula poderia ser descrita como: Capital aplicado x Taxa de juros x tempo = rentabilidade bruta. Lembre-se de que a taxa de juros e o tempo devem ter a mesma unidade, como mês ou ano.

Desvantagens

  1. Custos. Para custear o trabalho da administração e da gestão, os fundos de investimento cobram taxas de administração, que não existem em outros investimentos. ...
  2. Falta de autonomia. ...
  3. Liquidez. ...
  4. Confiabilidade da gestão.

O prazo de resgate corresponde ao tempo em que ocorre a conversão dos ativos em dinheiro e o posterior acesso dos recursos na conta após a solicitação. Alguns fundos podem ter um maior tempo de resgate, de modo que o investidor precisa ficar atento a esses prazos.