Quando teve início a dança contemporânea no Brasil?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

No Brasil, a dança contemporânea teve início com o casal Klauss e Angel Vianna, como um desdobramento de suas pesquisas em dança moderna na década de 40.

A Dança Contemporânea
Usa métodos como Laban, Contato-Improvisação, além de técnicas somáticas e de conscientização do corpo e movimento como Eutonia, Feldenkrais, Movimento Autêntico, Klauss Vianna (no Brasil), entre outras.

Na segunda metade do século XX, a dança contemporânea ganhou estabilidade não só nos países de nascimento da dança moderna, como os Estados Unidos e a Alemanha, mas também na França, na Inglaterra e no Brasil.

A modalidade de dança “Dança Contemporânea” surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos.

A Dança Contemporânea é um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Por esta razão, é considerada uma dança abstrata e em constante transformação.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

No Brasil, a dança contemporânea teve início com o casal Klauss e Angel Vianna, como um desdobramento de suas pesquisas em dança moderna na década de 40.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

O ponto mais importante para os bailarinos do estilo contemporâneo é transmitir suas ideias, conceitos e sentimentos por meio dos mais variados movimentos do corpo. Nesta dança, a improvisação e desconstrução dos passos é ainda mais forte.

Dança contemporânea pode ser apresentada como um tipo de dança que não se limita a um conjunto de técnicas específicas, abrangendo assim uma variedade de gêneros, ritmos, formas e performances. Ela está em constante transformação.

Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.

O estudo evidenciou que integrar a dança contemporânea à capoeira é um forte elemento educacional, que possibilita uma gama de experiências da cultura corporal das crianças contribuindo desta forma para sua formação integral.

benefícios da dança contemporânea
Força muscular e flexibilidade. Capacidade de improvisação. Desenvolve a musicalidade. Coordenação motora.

samba

O samba é a primeira coisa que vem à mente quando o assunto é dança brasileira. Existem muitos significados diferentes no samba que o tornam significativo para o Brasil e sua cultura.

O casal Angel e Klauss Vianna é reconhecido pelo trabalho corporal desenvolvido no Brasil, cujo início se deu em meados da década de 1950.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Competências e habilidades: desenvolvimento da atenção, raciocínio, composição corporal, criatividade e coordenação motora global.

De acordo com os profissionais, um dos conceitos básicos sobre a diferença entre os estilos é que a dança contemporânea não obedece a técnicas, ela é livre e mistura diferentes estilos e formas de expressar os movimentos, ao contrário da moderna, que surgiu para romper com os estilos clássicos.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.