Quando termina a isenção 2022?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

sexta-feira, 15 de abril

Enem 2022: prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição termina hoje (15) Encerra às 23h59 desta sexta-feira, 15 de abril, o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. Os pedidos estão sendo enviados desde o dia 4 de abril.

Resultado Isenção PAS 2022 UnB
A relação final de contemplados com a gratuidade na seleção será liberada em 28 de setembro.

O prazo para solicitação de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 e para justificativa de ausência no Enem 2022 começa nesta segunda-feira (17) e segue até o dia 28/04/2023. A solicitação de isenção pode ser feita por meio da Página do Participante no site do Inep (enem.inep.gov.br/).

Inscritos no CadÚnico (exige renda familiar de meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos).

Sim, mesmo quem tiver a solicitação de isenção aprovada deverá fazer a inscrição no Enem 2022. O período de inscrições ainda não foi divulgado. Já quem não tiver a isenção concedida precisará pagar a taxa de inscrição, dentro do prazo estipulado no edital, para confirmá-la e poder fazer as provas do Enem 2022.

Sim, o aluno pode fazer o Enem quantas vezes quiser, mesmo que tenha concluído o ensino médio já há alguns anos.

Como e onde ver o resultado da isenção do Enem? Para conferir o resultado da isenção do Enem você deve acessar o site do Inep na data indicada. É de total responsabilidade do participante conferir se sua solicitação foi concedida.

Login único – Para acompanhar o andamento da solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022, bem como da justificativa de ausência na edição de 2021, o participante precisará utilizar login e senha únicos, cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br).

Tem direito à isenção no Enem 2022 quem: vai concluir o ensino médio em 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública; cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada; tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.818);

Para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2023, o estudante precisa informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações.

O Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. Se você participará da maior prova do país, fique atento às datas, formato das provas e como estudar. As inscrições para o Enem 2023 serão recebidas entre os dias 5 e 16 de junho, na Página do Participante.

Como se inscrever para o Enem 2023. Enem 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro. A inscrição do Enem 2023 poderá ser feita entre os dias 5 e 16 de junho. Todas as pessoas que estão cursando o ensino médio ou já terminaram os estudos podem participar da maior prova do país.

Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem 2023, somente é alterada a ordem. O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

O pedido de isenção não garante a participação no exame, para isso é preciso ainda fazer a inscrição no Enem 2022. Os estudantes devem ficar atentos ao cronograma do exame, que será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Pensando nisso, o Ministério da Educação (MEC) estabeleceu critérios para gratuidade da taxa para determinados grupos sociais, se baseando sempre na renda e na escolaridade dos participantes. Mais de 70% dos inscritos são contemplados com a isenção e não precisam pagar nada para fazer as provas.

Quem não fez o pagamento dentro do prazo indicado não terá sua inscrição confirmada e não poderá participar do Enem 2022, que acontece nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.

O Enem não serve mais para obter certificação do ensino médio. Pois é. Quem não estiver matriculado em uma escola regular, não vai mais poder fazer o Enem para obter o certificado do ensino médio. A regra começa a valer em 2017.

Quem parou no ensino fundamental pode fazer o Enem? Se você também tem essa dúvida, saiba que, sim, quem tem o ensino fundamental incompleto pode fazer o Enem.

A boa notícia é que você pode fazer o Enem no próximo ano ou até mesmo solicitar a reaplicação da prova, mas é importante ficar atento porque é necessário fazer a justificativa de ausência no prazo correto. Geralmente, de um ano para o outro as regras não mudam.