Quando tem que fazer o recadastramento?

Perguntado por: rnogueira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

O recadastramento deve ser feito sempre no mês de aniversário e em qualquer agência das Instituições Bancárias Credenciadas, das quais os aposentados e pensionistas sejam correntistas.

Após o último dia do mês seguinte ao aniversário, o segurado que não fizer o recadastramento entrará em condição de pendência, ocorrendo o bloqueio do pagamento de seu benefício no próximo mês. Exemplo: Se o seu aniversário for em maio, você deve fazer o recadastramento até o dia 30 de junho.

Aposentados também devem realizar atualização cadastral do SOUGOV.BR. Aposentadas e aposentados do Executivo Federal também precisarão realizar a atualização cadastral obrigatória, que já é exigida para os servidores da ativa.

Não precisam realizar a Prova de Vida os servidores estaduais ativos, bem como os segurados inativos e/ou pensionistas que tiveram seu benefício implantado a partir de janeiro de 2023 e também os detentores de pensão alimentícia descontada em benefício pago pela PiauíPrev.

A atualização cadastral dessas pessoas começou em 12 de setembro. Confira abaixo as orientações necessárias para o procedimento. As informações também podem ser lidas no Comunicado nº 22/2022/DGA (clique aqui).

Como fazer o recadastramento? O recadastramento poderá ser realizado pelo autoatendimento via web, acessando o link (https://recadastramento2022.postalis.org.br/) com o CPF e a mesma senha de acesso ao Postalis Online. Qualquer dúvida, acesse o tutorial com o passo a passo da operação.

Documento de identidade – RG; Carteira nacional de habilitação – CNH; Carteira Funcional ou expedida por Registro de Conselho Profissional (o documento deve estar dentro do prazo de validade conforme cada conselho de classe); Carteira de Identidade Militar (Forças Armadas, Bombeiros e Policiais);

Entre a rede de instituições credenciadas para a realização do recadastramento estão: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Santander, Banrisul, Itaú, Banese, Cecoopes, Sicredi, e Bancoob.

Quem está com o recadastramento atrasado ou com o pagamento bloqueado deve procurar as UAIs ou a Unidade de Recursos Humanos do órgão a que pertence. Nesses casos, não é possível fazer o procedimento nas agências bancárias e em terminais de autoatendimento.

A principal forma que você tem de acompanhar é acessar novamente o Sistema do Recadastramento por meio do link http://requerimento.iprev.ma.gov.br/recadastramento. Na tela inicial, digite o seu CPF e clique em “Acessar”.

No Distrito Federal a ação de cadastramento e de atualização cadastral é realizada prioritariamente no CRAS e também nas unidades Na Hora. As entrevistas devem ser solicitadas pelo telefone 156, opção 1 ou pelo site https://www.sedes.df.gov.br/agendaratendimento/ .

O INSS lembra que não é necessário procurar uma Agência da Previdência Social. A renovação é realizada diretamente no banco onde o segurado recebe o benefício, mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação entre outros).

Portanto, as famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos, ou sempre que houver alguma alteração, como, mudança de endereço, de renda mensal e número de familiares. Isso é possível fazer pela internet.

Qual o índice de reajuste de aposentados do INSS em 2023? O índice de reajuste da aposentadoria do INSS para quem recebe um salário mínimo foi de 8,91%, e para quem recebe acima do mínimo foi de 5,93%.

Prova de vida INSS volta a ser obrigatória [janeiro]
Acabou em 31 de dezembro de 2022 o prazo de suspensão da prova de vida INSS. Com isso, a partir de 2023, os aposentados e pensionistas que não estiverem com a comprovação de vida em dia poderão ter o pagamento dos benefícios previdenciários suspensos.

25 de maio de 2023

Quando foi paga a primeira parcela do 13º dos aposentados em 2023? A primeira parcela do 13º começou a ser paga desde dia 25 de maio de 2023 para quem recebe até um salário mínimo e de 1º de junho para quem ganha acima de R$ 1.320.