Quando tem pênaltis?

Perguntado por: nmoreira4 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O pênalti ou a penalidade máxima ocorre quando um jogador, dirigindo-se ao gol adversário, sofre uma falta dentro da grande área. Para que a cobrança possa ocorrer, somente o cobrador da penalidade e o goleiro podem ficar à frente ao chamado arco penal ou meia-lua, próximo ao local em que a bola é posicionada.

Se o empate persistir na prorrogação, os jogos eliminatórios serão decididos nos pênaltis. As regras valem para as oitavas, quartas, semis e, inclusive, para a grande final.

O pênalti consiste em chutar a bola da marca do pênalti, que está a 11 metros da linha do gol. O objetivo do jogador é marcar o gol, enquanto o do goleiro é evitar que a bole entre no gol. Se você está perto da linha do gol quando for bater o pênalti, você deverá chutar a bola com a parte interior do pé.

O que diz a regra da Fifa:
Tocar na bola com sua mão ou seu braço deliberadamente; por exemplo, deslocando a mão ou o braço na direção da bola; Tocar na bola com sua mão ou seu braço quando estes ampliarem o corpo do jogador de maneira antinatural.

Caso o jogo termine empatado após os 90 minutos mais acréscimos do árbitro, a decisão vai para a prorrogação, disputada em dois tempos de 15 minutos. Se o empate persistir depois de 120 minutos, a vaga será definida em uma disputa de pênaltis.

Se houver empate na final da Copa do Mundo, o jogo irá para a prorrogação e, se a igualdade prosseguir, seguirá para a disputa de pênaltis.

A Copa do Brasil 2023 tem prorrogação? No caso do empate no número de gols entre duas equipes em um duelo do mata-mata (ex: time A vence a primeira partida por 2x0 e é derrotado por 2x0 na volta), a decisão será feita nas cobranças de pênaltis. Isso significa que a prorrogação não é válida no campeonato.

Se houver empate entre dois times que se enfrentam num confronto de mata-mata serão respeitados os critérios de desempate. O primeiro diz que passará de fase aquele que tiver mais pontos acumulados na campanha normal, por pontos corridos.

Se as equipes empatarem em 0x0, nenhuma delas fará ponto algum. Caso o empate seja com gols (1x1, 2x2...) aí cada uma das equipes faria sim um ponto, pelo empate. Havendo vitória, o vencedor leva os mesmos 3 pontos, como ocorre atualmente.

Se persistir a igualdade, acontece prorrogação e depois pênaltis. Esses critérios de desempate continuam a valer nas quartas de final e semifinal, mas muda na final. Isso porque a decisão é realizada em jogo único, em estádio já definido nesta temporada, o Estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra.

O tempo gasto durante uma cobrança de pênalti também deve ser descontado. O intervalo entre cada um dos dois tempos do jogo é de 15 minutos, a menos que o árbitro autorize alterações.

Já em mata-mata (ou seja, fase em que um time tem de ser eliminado), um empate no último jogo (caso sejam dois jogos) resulta em alguma forma de desempate que acaba, por fim, em pênaltis , em caso de permanência do resultado.

Caso haja empate, a partida irá para a prorrogação, com mais dois tempos de 15 minutos. Se o resultado persistir e não houver vencedor, só ai que o jogo irá para os pênaltis.

Cada time tem cinco chutes que devem ser feitos por cinco diferentes tentativas; o time que fizer mais cobranças mais bem-sucedidas é declarado o vencedor. Os chutes a gol terminam assim que um time obtém uma vantagem que não pode ser alcançada.

Em uma disputa de pênaltis, quando um time acerta uma cobrança de pênalti, a probabilidade de que esse time acerte a cobrança seguinte é de 70% e, quando um time perde uma cobrança de pênalti, a probabilidade de que esse time também perca a próxima cobrança é de 80%.

Pênalti sofrido - 1 ponto; Pênalti perdido para fora - -3,2 pontos; Pênalti perdido com defesa do goleiro - -2,8 pontos; Pênalti perdido na trave - -1 ponto; Impedimento - -0,1 ponto; Passe incompleto (exceto para goleiros) - -0,1 ponto; Jogo sem sofrer gols (apenas para defensores) - 5 pontos; Defesa de pênalti ( ...