Quando tem feriado perco a folga da semana?
Não. Se o feriado coincidir com o dia de folga e o empregado realmente descansar nesse dia, não haverá direito a outra folga ou a qualquer pagamento adicional. O mesmo ocorre com quem trabalha em escala fixa, nos casos em que o feriado coincide com o domingo.
Como funciona a escala 6x1 quando tem feriado?
Já em casos de feriado oficial, a empresa até pode defini-lo como dia de trabalho, desde que estritamente necessário – caso dos profissionais de transporte ou saúde, por exemplo. Do contrário, trata-se simplesmente de um dia em que todo colaborador, mesmo na escala 6×1, tem direito a se ausentar.
Como compensar folga no feriado?
Quando ocorre um feriado no sábado, a empresa que exige a compensação de horas dos funcionários durante a semana também deve pagar uma remuneração dobrada por horas trabalhadas. Lembrando que trabalhar durante o feriado não configura uma jornada extraordinária.
Quando o feriado cai no dia da folga?
Quem folga no feriado tem direito a outra folga? Não. Se o feriado coincidir com o dia de folga e o empregado realmente descansar nesse dia, não haverá direito a outra folga ou a qualquer pagamento adicional. O mesmo ocorre com quem trabalha em escala fixa, nos casos em que o feriado coincide com o domingo.
Como funciona a folga de quem trabalha no feriado?
Com a reforma trabalhista, o serviço no feriado para essas pessoas não será mais compensado com o pagamento do valor do dia em dobro. Por conta da jornada 12h/36h, que já prevê folga após o dia trabalhado, a Lei 13.467/17 entende como compensado o labor no feriado.
O que acontece se eu me recusar a trabalhar no feriado?
Consequências de se recusar a trabalhar no feriado
Se o trabalhador se recusar a trabalhar no feriado sem um motivo justificado, pode ser considerado abandono de emprego e ser demitido por justa causa.
Quando o feriado cai no domingo e feriado?
Simone: Você quer saber se quando o feriado cai num domingo, você tem direito a mais uma folga? Não tem pois o domingo já é dado em folga correspondente no mês. Por exemplo: Há 4 domingos no mês e 1 feriado caiu num domingo, entaõ serão 4 folgas e não 5.
Quando o empregado folga no domingo ele perde a folga da semana?
Caso você tire a folga, conforme exemplo, da quarta-feira em que ele já folgou no domingo, o colaborador trabalhará nove dias sem folga, até chegar a próxima quarta-feira, o que a Lei não permite.
Quem trabalha 6x1 ganha 100 no feriado?
O empregador somente é obrigado a pagar o adicional de 100% quando trabalhado feriado ou em dia de folga apenas quando não compensar este dia trabalhado, concedendo folga adicional. A folga é semanal, 1x por semana, de preferência, mas não obrigatoriamente, aos domingos.
O que diz a lei sobre folgas?
Segundo a CLT, existem dois tipos de folga: as folgas por direito, que não exigem justificativa, e as folgas justificadas ou licenças. Ambas fazem parte dos direitos do trabalhador e se configuram como folgas remuneradas, ou seja, o trabalhador não tem alteração ou qualquer prejuízo no salário devido a essas ausências.
Quem trabalha dia 1 de Maio tem direito a duas folgas?
O empregado que trabalhar no feriado do Dia do Trabalho, 1º de maio, terá direito a duas folgas? – Sim.
O que acontece se o 5 dia útil cai no feriado?
A contagem correta do 5º dia útil é de segunda a sábado. Apenas não é computado nessa contagem o domingo e feriados, se houver. Então, o sábado é sim considerado como dia útil e deve entrar na contagem para o pagamento do salário do empregado.
Pode pagar folga de feriado em outro feriado?
Trabalho em feriado, compensado com folga em outro dia, não é remunerado em dobro. A lei garante o direito do empregado ao descanso em dias de feriado ou a remuneração em dobro pelos feriados trabalhados e não compensados (artigo 9º da Lei 605/49).
Quem trabalha de domingo a domingo tem direito a quantas folgas no mês?
A jornada de trabalho de quem trabalha aos domingos deve ser organizada de forma que o colaborador não trabalhe por 7 dias seguidos, ou seja, que a cada 6 dias ele possa usufruir de uma folga. Para isso, é necessário organização e fazer valer o cumprimento das leis brasileiras que garantem os direitos trabalhistas.