Quando tem escala precisa pegar a mala?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Quando o atendente do check-in inicial da viagem confirmar a vocês que as malas vão direto ao destino final, é simples: basta descer do avião e seguir para o próximo embarque. Já nos casos nos quais é preciso novo check-in na conexão, você precisa retirar a bagagem na esteira e ir para o balcão da companhia aérea.

Geralmente, isso não é necessário, já que, ainda que precise mudar de avião durante a conexão, sua bagagem será transportada pela equipe de bagagens do aeroporto, e você só vai precisar retirá-la no aeroporto de destino.

SE VOCÊ DESCER NA ESCALA NA IDA, PERDE A PASSAGEM DA VOLTA.

Voos com conexões
Em voos de conexão não há necessidade de pegar a bagagem, apenas a troca de avião.

Escala é quando o avião para em uma cidade que não é o destino final da sua viagem, mas você não precisa sair do avião. Já a conexão é quando você precisa descer do avião para pegar outra aeronave.

Na maioria dos casos, você receberá seu cartão de embarque para o voo de conexão já quando fizer o check-in para o primeiro voo. Isso significa que você não precisa fazer o check-in novamente para o próximo voo.

O que acontece se a bagagem de mão passar de 10kg? Bagagem de mão com excesso de peso deve ser despachada. Se a sua bagagem de mão não atender as regras você não poderá levá-la a bordo, sendo obrigatoriamente despachada.

É possível sair do aeroporto durante uma longa conexão? Sim, é possível sair do aeroporto durante uma longa conexão, desde que se tenha um visto válido para o país de destino e tempo suficiente para explorar a cidade.

Essa é uma das maiores dúvidas dos nossos leitores: Em voos com conexão pode sair da sala de embarque ou, até mesmo, do aeroporto? A resposta é SIM! Mas, isso não quer dizer que sair do aeroporto é sempre uma boa idéia. Neste post, vamos te explicar tudo sobre uma conexão e quando vale a pena ou não sair do aeroporto.

É só buscar a informação com os dados que constam na passagem: companhia aérea, destino e hora. Em seguida, dirija-se ao portão de embarque e aguarde a chamada. Quando há pouco tempo para fazer a conexão, fale imediatamente com um funcionário da companhia aérea assim que sair do primeiro voo.

Posso desembarcar na conexão? Sim, basta ter alguns cuidados. Para sair do aeroporto durante a conexão, você precisa conferir se o tempo livre é o suficiente para ir até a cidade, passear e voltar a tempo de passar na imigração novamente.

Portanto, não há uma lei específica que proíba o skiplagging. Embora as companhias aéreas discordem, significa que não há impedimentos legais para que o passageiro desça em uma escala antes que o voo chegue ao destino final.

A pesquisa afirma que o custo elevado é referente aos serviços, aos gastos com tripulação e às tarifas que as companhias pagam para a Infraero. Todos repassados para os passageiros no ato da compra do bilhete aéreo. Os voos brasileiros com escalas e conexões custam em média 30% a mais do que os comuns.

Como o Acordo de Schengen funciona na prática: se você faz uma conexão em qualquer país signatário do Acordo, sua imigração será nele, mesmo que você não saia do aeroporto.

A taxa é aplicada por mala despachada, não importando o peso. E caso a bagagem exceda o limite de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 250 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

A bagagem de porão (registrada, despachada) é transportada no compartimento de carga da aeronave, sendo entregue à companhia aérea no balcão de check-in ou no ponto especial de entrega de bagagem (o chamado “baggage drop-off point”).