Quando suspender a fototerapia?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Naqueles bebês que estão em fototerapia padrão (entre 8-10), você pode suspender direto se houver a diminuição da bilirrubina.

Entre os possíveis efeitos colaterais da fototerapia UVBnb estão os eritemas da pele (vermelhidão), que normalmente podem ser resolvidas alterando a dosagem de radiação UV, prurido, e sinais de envelhecimento cutâneo que podem surgir tardiamente.

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

Banho de luz em bebê dura quanto tempo? O tratamento de fototerapia neonatal ou banho de luz pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, necessita-se de aproximadamente 2 dias.

Em RNs pré-termo: o <1000g iniciar fototerapia se BT >5mg/dl; o 1000 a 1500g iniciar fototerapia em níveis de BT entre 7 e 9 mg/dl; o 1500 a 2000g iniciar fototerapia em níveis de BT entre 10 e 12mg/dl; o 2000 a 2500g iniciar fototerapia em níveis de BT entre 12 e 14 mg/dl.

A duração de cada sessão de fototerapia também é definida de acordo com cada caso, mas é, em geral, curta – pode durar alguns segundos ou, no máximo, alguns minutos. As sessões são realizadas de duas a três vezes por semana. O tratamento é indolor.

Demora mais de 2 semanas para desaparecer (exceto em prematuros). Quando a bilirrubina direta também está muito elevada.

A fototerapia, como o próprio nome sugere, é uma terapia com luzes artificiais que podem estimular ou inibir a atividade celular. Esse tratamento é muito utilizado para combater doenças como psoríase, vitiligo, tipos de eczema (alergias), linfoma cutâneo, esclerodermia, líquen plano, urticária, etc.

Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...

A sessão é feita em uma cabine com lâmpadas que emitem radiação UVA/UVB. O calendário contempla, em média, duas sessões por semana e os resultados costumam aparecer após o terceiro mês. A fototerapia é indicada para o tratamento da maioria das doenças de pele inflamatórias.

É uma terapia não-ablativa (não danifica as camadas da pele) e atérmica (não gera calor excessivo). Não há contra-indicação quanto à idade do paciente, tipos de pele e qualquer parte do corpo e o tratamento não deixa a pele sensível, irritada e nem causa efeitos colaterais.

Quanto custa em média? O custo é baixo, as sessões não ultrapassam R$ 60 reais, porém o valor depende da clínica.

Durante uma sessão de fototerapia, é aplicada a quantidade máxima de luz UV que a pele pode tolerar, a fim de maximizar o efeito terapêutico. Por isso, é importante evitar exposição solar depois.

Como o principal sintoma da icterícia é mesmo o amarelão, as mamães que acharem que a pele do bebê está com uma coloração amarelada e os olhos começando a amarelar, devem colocar o dedo na testa do bebê e pressionar levemente. Ao retirar o dedo, verifique a cor que ficou na região.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

Como saber se o bebê está com icterícia
Se a pele ficar amarelada quando você parar de fazer pressão, fale com o Pediatra ou leve o bebê à maternidade para um exame mais detalhado (não é preciso se apavorar). Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas.

Durante quanto tempo o meu bebê irá precisar de fototerapia? Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

Sinais de alerta
Taxa de elevação da bilirrubina total > 0,2 mg/dL/h (> 3,4 micromol/L/h) ou > 5 mg/dL/dia (> 86 micromol/L/dia) Concentração da bilirrubina conjugada > 1 mg/dL (> 17 micromol/L) se hiperbilirrubinemia < 5 mg/dL (< 86 mcmol/L) ou > 20% da hiperbilirrubinemia (sugestivo de colestase neonatal)

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

Na prática, 98% dos RN apresentam níveis séricos de bilirrubina total acima de 1 mg/dL durante a primeira semana de vida, sendo que cerca de dois terços ou mais desenvolvem icterícia com valores superiores a 5 mg/dL.