Quando suspeitar de reumatismo?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Dores nas articulações, principalmente se permanecerem por período superior a seis semanas. – Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações. – Dificuldade para se movimentar ao acordar. – Restrição na mobilização de articulações.

Procure um reumatologista. Pacientes que sentem dores nos ossos, nos músculos e nas articulações, e que muitas vezes vêm acompanhadas de sintomas como inchaço, vermelhidão, sensação de formigamento e dificuldade de movimentar a articulação, devem procurar um reumatologista com urgência.

O diagnóstico é realizado baseado na história clínica, exame físico e exames laboratoriais e de imagem. No exame de sangue é possível encontrar algumas elevações comuns encontradas em portadores da doença.

O reumatismo afeta regiões como mãos, joelhos, tornozelos, quadris, colunas cervical e lombar.

Algumas formas conhecidas de reumatismo são: artrose, artrite reumatoide, lúpus, gota, osteoporose, tendinite, bursite e fibromialgia.

Quais são as causas do reumatismo? As principais causas do reumatismo associam-se ao desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos. Nessas situações, o reumatismo muscular, nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo são quadros ligados ao avanço natural da idade.

O médico também poderá buscar em um exame “VHS”, a partir de uma amostra de sangue, provas de atividade inflamatória”. A proteína C reativa, também encontrada em exame, correlaciona-se com a atividade da doença.

COMO TRATAR REUMATISMO
Mas há diversas práticas que são comuns no tratamento de doenças reumatológicas como a ingestão de medicamentos para dores e inflamações, fisioterapia, dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, e incentivo a prática de atividades físicas.

A Reumatologia é a especialidade da Medicina que estuda, diagnostica e trata diversas doenças que afetam o sistema muscoloesquelético e o tecido conjuntivo, encontrado nos órgãos e estruturas do nosso corpo como articulações, tendões, ossos, coluna, músculos, pele, coração e rins.

O que acontece na consulta com o reumatologista? Quando o paciente procura este médico para uma visita de rotina, algumas perguntas são feitas. Por exemplo: histórico de doenças na família, se o paciente pratica atividades físicas, profissão, se faz uso de remédios, qualidade de sono, etc.

Conte a ele sobre as dores, a rigidez pela manhã e os efeitos dos medicamentos, e principalmente, conte se sua doença estiver piorando. Se você não estiver tomando os remédios, conte a ele, pois assim será possível encontrar outra alternativa. Não tenha medo ou vergonha de ser repreendido.

Os sintomas de reumatismo nas pernas mais comuns costumam ser dor e inchaço nas articulações afetadas. A dor pode variar de leve a grave, dependendo da gravidade da condição, confira: Dor nas articulações: a dor pode ser leve ou intensa, e pode ser sentida em uma ou várias articulações.

– Medicamentos modificadores do curso da doença (biológicos), como adalimumabe, certolizumabe pegol, etanercepte, infliximabe, golimumabe, abatacepte (endovenoso e subcutâneo), rituximabe e tocilizumabe. – Imunossupressores, como ciclosporina, ciclofosfamida e azatioprina.

Dor é o principal sintoma do reumatismo
“Além da dor, é possível apresentar inchaço das articulações, endurecimento da articulação no período da manhã e sintomas gerais, como febre, perda de peso e cansaço”, afirma a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: Febre reuamtoide – Sintomas e Tratamento).

A doença de Behçet é um tipo grave de reumatismo, em que diversos órgãos são afetados.

A artrite é uma das formas de apresentação do reumatismo. Na artrose há dor nas articulações, mas apenas raramente os pacientes apresentam inflamação nestas juntas. Existem doenças que deixam várias juntas doloridas, inchadas e com dificuldade para movimentos.