Quando suspeitar de infarto de VD?

Perguntado por: dmeireles9 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Deve-se suspeitar de infarto do miocárdio do ventrículo direito nos casos de infarto do miocárdio ínfero-posterior e realizar eletrocardiograma de derivação precordial direita, uma vez que a isquemia do ventrículo direito ocorre em até metade dos casos de infarto do miocárdio inferior.

Comumente o IAM da parede posterior é associado com padrões de oclusão das artérias circunflexa ou coronária direita, mas ele pode vir isolado e devemos estar atentos a isso. Ao suspeitar desse tipo de acometimento, devemos complementar o ECG com as derivações posteriores (V7, V8, V9).

Significa que nitratos e diuréticos estão contraindicados no infarto de VD, porque eles fazem vasodilatação venosa, o que reduz a chegada de sangue ao coração e, consequentemente, o débito cardíaco. Seu uso pode levar o paciente a um quadro grave de choque!

O sintoma mais comum da Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito é a palpitação, mas com uma característica diferente, ela está geralmente associada à prática de atividades físicas intensas. Muitos atletas que estimulam o coração de forma severa têm morte súbita provocada por essa doença.

Eletrocardiograma. O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Derivações Precordiais: são as derivações V1, V2, V3, V4, V5 e V6. São colocados 6 elétrodos exploradores em 6 pontos no tórax anterior (veja figura), que registram o potencial elétrico em relação a um ponto de referência teórico zero.

Figura 1: Sinal de Levine – caracterizado por exibição de mão fechada em movimentos circulares sobre o tórax, considerado uma expressão corporal típica de pacientes com infarto agudo do miocárdio.

O Supradesnivelamento do Segmento ST
coronária e representa o mais importante achado no ECG da síndrome coronariana aguda: é o famoso supradesnivelamento do segmento ST.

Mioglobina é o marcador cardíaco que mais precocemente se altera no infarto agudo do miocárdio › Artigos | Fleury Medicina e Saúde.

Concluiu-se que os marcadores bioquímicos mais utilizados de imediato frente a um infarto agudo do miocárdio são: a mioglobina, troponina I e a fração CK-MB, existindo também outros tipos como Aspartatoaminotransferase (AST) e a Lactato desidrogenase (LDH).

O VENTRÍCULO DIREITO recebe sangue do ÁTRIO DIREITO, através da VÁLVULA TRICÚSPIDE, bombeando o sangue em seguida para os PULMÕES, através da VÁLVULA PULMONAR na saída do ventrículo e em seguida passando pela ARTÉRIA PULMONAR e seus ramos, para eliminar o gás carbônico e oxigenação nos pulmões direito e esquerdo.

Na insuficiência ventrículo direito, os sintomas mais comuns são edema do tornozelo e fadiga.

Os parâmetros a serem realizados e relatados devem incluir uma medida do tamanho do ventrículo direito (VD), tamanho atrial direito (AD), função sistólica de VD (pelo menos um dos seguintes parâmetros: variação fracional da área [FAC], onda S' e excursão sistólica do plano do anel tricúspide [TAPSE]; com ou sem o ...

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Diante de sintomas de infarto, como dor no peito com características de sensação de peso no peito, opressão, queimação, e que não alivia rápida e completamente ao descansar, é necessário procurar assistência médica de urgência.

Oferecer 300 mg de aspirina
Oferecer 300 mg de aspirina ajuda a tornar o sangue mais fino e pode ajudar a reduzir os sintomas até à chegada da ajuda médica. A aspirina está recomendada nos casos em que a pessoa nunca teve um infarto anteriormente e não possui alergia.