Quando suspeitar de câncer de ovário?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os sintomas mais comuns do câncer de ovário são dor ou inchaço na barriga, dificuldade para comer, dor nas costas, prisão de ventre, náusea, sangramento e problemas urinários. Se você tiver algum deles, não significa que tem a doença. Mas é importante procurar seu médico e saber quais exames podem ser feitos.

Sintomas que precisam ser investigados:
Sangramento e secreção vaginal anormal; Dor abdominal associada com queixas urinárias ou intestinais; Sangramento menstrual mais prolongado; Sangramento após a relação sexual e dores durante a relação.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.

Na fase inicial, o câncer de ovário não causa sintomas específicos. À medida que o tumor cresce, pode causar pressão, dor ou inchaço no abdômen, pelve, costas ou pernas; náusea, indigestão, gases, prisão de ventre ou diarreia e cansaço constante.

Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125. O ultrassom transvaginal pode diagnosticar uma massa no ovário, mas não pode realmente afirmar se é maligna ou benigna.

O sangramento mais intenso do que o seu período normal ou irregular, é preocupante em alguns casos e pode precisar ser investigado”, diz Dra. AlHilli. A dor e o desconforto abdominal persistentes podem ser um sinal em potencial de câncer de ovário.

Quando diagnosticado e tratado no estágio 1, ou seja, quando a doença está localizada, a taxa de sobrevida da paciente em cinco anos é de cerca de 92%. Todavia, apenas cerca de 15% dos cânceres de ovário são diagnosticados nesta fase.

Este tipo de cisto no ovário não funcional pode apresentar células dos 3 folhetos embrionários, que podem conter cabelo, dente, gordura, músculos, pele e, inclusive, tecido tireoidiano. Em 10% dos casos os cistos dermoides (ou teratomas maduros) podem ser bilaterais.

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

Os sintomas são: Cólicas intensas durante a menstruação. Dor forte no baixo ventre durante e fora do período menstrual. Fadiga crônica, exaustão.

No início, o câncer de colo de útero geralmente não apresenta sintomas, tornando-o difícil de detectar. Porém, em alguns casos, as pessoas sentem algumas dores antes da doença se espalhar, sendo uma delas na parte inferior das costas ou na pélvis.

– Cisto no Ovário engorda? O que acontece é que o cisto no ovário pode provocar aumento do volume abdominal, quando muito grande, o que dá a sensação de ganho de peso. As alterações hormonais causadas pelo cisto também podem facilitar o ganho de peso.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

Uma possível consequência do cisto no ovário é a dificuldade na ovulação — liberação de óvulo do ovário —, necessária para o encontro com o espermatozoide e a possível e consequente gravidez. Esse problema ocorre quando os óvulos ficam presos no líquido das bolsas.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.

Um dos sintomas do câncer de ovário pode ser a dor lombar persistente, na parte inferior das costas, e algumas mulheres a descrevem como uma dor intensa, semelhante ao trabalho de parto. A fadiga é o sintoma mais comum de qualquer tipo de câncer, embora seja muito comum em diversas doenças não cancerosas.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.