Quando surgiu os 5 porquês?

Perguntado por: iviana5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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Conhecida também como 5-Why, a metodologia dos “5 porquês” foi idealizada em 1950 pelo arquiteto do sistema Toyota de produção, Taiichi Ohno. A técnica é muito utilizada para resolução de problemas internos, principalmente por conta da sua eficiência e simplicidade.

Ohno instituiu um sistema de solução de problemas denominado “os cinco porquês”. Os trabalhadores foram instruídos a remontar sistematicamente cada erro até sua derradeira causa, perguntando “por quê?” a cada nível do problema descoberto. Deveriam, então, encontrar uma solução para que o problema não ocorresse mais.

Visando encontrar a causa e não os sintomas dos problemas, a técnica dos 5 porquês busca eliminar o conteúdo superficial e chegar no centro do problema: a sua real causa. Dessa forma, o método consiste em perguntar cinco vezes “por quê?”, sendo que o porquê seguinte sempre faz relação com a causa do anterior.

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas.

  • Por que = Usado no início das perguntas.
  • Por quê? = Usado no fim das perguntas.
  • Porque = Usado nas respostas.
  • O porquê = Usado como um substantivo.

Resposta: Ela vem da junção da preposição “por” mais a conjunção “que”. A primeira veio do Latim PRO-, “à frente, adiante, antes”.

Segundo a psicóloga e pedagoga Elaine Ortiz, essa fase se inicia dos três aos cinco anos, conforme vai se desenvolvendo a fala e a compreensão da linguagem, pois a criança com essa idade já tem os recursos necessários para perguntar.

Surge entre os 3 e 4 anos e traz benefícios no desenvolvimento das crianças. A conhecida idade dos porquês, que ocorre geralmente durante os 3/4 anos, tem a sua razão de existir e traz consigo benefícios vários.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

Uso de Porque
Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Esta é fácil: use "a" para tempo futuro e "há" para tempo passado.

Todos um termo globalizante, inclusivo. Quando se diz “bom dia a todos”, a audiência feminina já está incluída. Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída.

O "por que" e "por quê" (separados) são usados para realizarem a pergunta. O detalhe é o seguinte: quando o "por que" é usado no final da pergunta (ou sozinho na pergunta) ele deve ser escrito com acento (por quê). Exemplos: Por que você caiu da cadeira?

Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática? Se a frase for uma resposta e o “porque” vier no início, você vai usar o “porque” junto e sem acento.