Quando surgiu imagens em movimento?

Perguntado por: zmoura5 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

A captura da “imagem-movimento” foi possível a partir de 1889 com a criação do cinetoscópio por William Dickson, assistente do cientista e inventor americano Thomas Edison.

Cinemagraph é uma técnica da fotografia em que uma imagem estática exibe uma pequena parte dela com uma leve animação, como movimentos repetitivos.

As primeiras manifestações artísticas ocorreram no paleolítico reproduzindo inclusive cenas de sua vida diária. No neolítico, as imagens mostram uma grande simplificação na figura humana expressa por formas geométricas. O desenho se esquematiza e esse grafismo serve à comunicação.

Os movimentos geralmente têm data de início clara, normalmente através de manifestos e/ou exposições artísticas. Entretanto, não necessariamente têm uma data específica de finalização. As transformações vêm, os pensamentos mudam, e o que antes era uma inquietação, um motor artístico, se esvai e se ressignifica.

Foi o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) o primeiro a chamar de "móbiles" os objetos criados por Alexandre Calder. Duchamp também idealizou uma das obras considerada precursora da ideia de arte cinética, a Roda de Bicicleta (1913), uma roda acoplada em um banquinho de madeira.

No fim do século, aparecem aparelhos como o Praxinoscópio e o Fuzil Fotográfico. O primeiro, construído em 1877 pelo francês Charles Émile Reynaud, consistia num aparelho de formato circular no qual imagens se sucediam e criavam a sensação de que estavam se movendo.

Em 9 de maio de 1826, usando uma caixa de madeira, o francês Joseph Nicéphore Niepce conseguiu, pela primeira vez na história, gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente.

O cinema pode ser considerado a primeira mídia a tratar diretamente da imagem em movimento, mesmo porque o movimento está em sua essência, é o que a diferenciou das demais, e possível apenas pela evolução tecnológica que resultou no cinematógrafo.

São como danças que revelam os gestos, animais, texturas, ossos, terra, cores e palavras. Há uma busca constante por movimento, no desejo de mostrar esse corpo singular como algo que nunca é, mas está. Um corpo que se inclina para ser afetado por outros e pelo espaço.

Tipos de imagem
Inicialmente, vamos entender que — assim como já foi visto no nosso post exclusivo sobre design gráfico — existem dois tipos de imagens, digitalmente falando: Bitmap e vetor.

Câmera Cardboard é o app do Google para tirar fotos em 360º no Android. As fotos em 360 graus estão cada vez mais populares na web, e, para registrar as imagens imersivas no celular, você pode usar o aplicativo Câmera Cardboard, do Google.

O equipamento surgiu da parceria entre os inventores Joseph Niépce e Louis Jacques Daguerre, que durante anos se dedicaram à pesquisa de processos fotográficos – em uma época que quase nada se conhecia sobre isso. Juntos, Daguerre e Niépce são considerados por muitos como os pais da fotografia.

As décadas de 1820 e 1830 marcam o surgimento dos primeiros processos fotográficos, após um longo período de gestação, que durou alguns séculos.

Ela é datada de 1915 e do Grande Marc Ferrez no Rio de Janeiro.

A Arte Cinética, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente ou escola artística do século XX que tem a característica principal a utilização de recursos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar a impressão de movimento.

Quais são os principais movimentos artísticos? Os principais movimentos artísticos são: Renascimento, Barroco, Romantismo, Impressionismo, Realismo, Naturalismo, Simbolismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo, Modernismo, Expressionismo e Pós-Modernismo.

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objectivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um determinado período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas).

Um movimento artístico pode ser definido como uma corrente onde um grupo de artistas compartilha das mesmas idéias (não apenas esteticamente, mas também ideologicamente) e trabalha artisticamente a fim de disseminá-las na sociedade.

Esse tipo de arte é considerado um segmento da arte contemporânea, surgindo à medida que a era digital começa a marcar presença no mundo, entre 1950 e 1970. As primeiras experiências plásticas feitas em computadores foram realizadas tanto por artistas como por cientistas também.