Quando surgiu a profissão de químico?

Perguntado por: acordoba8 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

Podemos dizer que a Indústria Química surgiu nessa altura, ou seja, nos primórdios do século XIX.

O dia de 18 de junho foi designado como o “Dia Nacional do Químico” devido à assinatura, nesta data, no ano de 1956, da Lei Nº 2.800, também conhecida como “Lei Mater dos Químicos”, pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Pode-se afirmar que a aventura da química começa, no Brasil, com a criação do Laboratório Químico-Prático do Rio de Janeiro (1812-1819) cujo propósito era o desenvolvimento de pesquisas químicas com finalidade comercial.

A química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist.

Ele começa pelos filósofos gregos, passa por alquimistas da Antiguidade, por teorias surgidas no Renascimento, até chegar à visão mecanicista de grandes cientistas que conseguem formular os princípios da ciência, chegando até a química moderna.

Primeiras descobertas
Há registros sobre estudos químicos desde milhares de anos antes de Cristo. Estudiosos dizem que a primeira experiência do homem com a química foi com o fogo (10.000 a.C.). Na Idade da Pedra, a descoberta do fogo foi fundamental para a sobrevivência do Homo Erectus.

Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .

A Química é uma ciência que surgiu da curiosidade humana em torno da composição de todas as coisas e do funcionamento do mundo que nos cerca. Atualmente, a Química é definida basicamente como a ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos.

No dia 18 de Junho de 1956, o então presidente Juscelino Kubitschek assinou a chamada “Lei Mater dos Químicos”, que regulamentou o exercício profissional do químico e permitiu a criação do Conselho Federal de Química (CFQ) e dos Conselhos Regionais de Química (CRQs).

Momento de fazer uma homenagem ao brilho científico e à dedicação incansável dos profissionais que impulsionam a ciência e transformam o mundo.

No dia 18 de julho comemora-se o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído em 2009 por uma Resolução da ONU.

A Química surge com a evolução da racionalidade cientifica ocidental e tem sua origem na alquimia. A alquimia como “pré-ciência” que estuda a transformação sabidamente ao longo de quinze séculos, se sujeita aos seus próprios princípios e “se transforma” para a ciência química.

Ela vem do Árabe AL-QIMIYA, do Grego KHEMEIA, todos querendo dizer “alquimia”.

Os gregos foram os primeiros a pensar a respeito dos fenômenos da natureza e inclusive descreviam a matéria como sendo divisível até certo ponto o qual não poderia mais ser dividido, o chamado átomo.

No dia do químico, conheça alguns dos maiores da História

  • PARACELSO (1493- 1541)
  • JAN BAPTIST VAN HELMONT (1579- 1644)
  • ROBERT BOYLE (1627-1691)
  • GEORG ERNST STAHL (1659-1734)
  • ANTOINE LAVOISIER (1743-1794)
  • JOHN DALTON (1766-1844)
  • DIMITRI MENDELEEV (1834-1907)

Dois anos depois em 1650 a Universidade de Leyden nos Países Baixos montou o primeiro laboratório de química. Em 1661 – O Inglês Robert Boyle descreve em The Sceptical Chemist todos os elementos químicos conhecidos até então.

A Química é a ciência que estuda a composição, a estrutura, as propriedades e as transformações da matéria. Esta pode ser definida como tudo o que ocupa espaço e tem massa e volume, sendo composta por átomos e outras partículas.

Química é uma área da ciência natural que trata principalmente das propriedades das substâncias, as mudanças que elas sofrem, e as leis naturais que descrevem estas mudanças.

De acordo com o CNPQ, os ramos da Química se dividem em: química orgânica, química inorgânica, físico-química e química analítica.