Quando surgiu a profissão de ferreiro?

Perguntado por: ldorneles . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Na história. Acredita-se que a profissão de ferreiro exista desde quando o homem aprendeu a manipular e moldar os metais (em torno de 2.000 a.C.), sem grandes distinções até os tempos atuais.

Antigamente, estes profissionais produziam, essencialmente, ferramentas e utensílios de trabalho, nomeadamente alfaias agrícolas mas, também, outros objetos usados no quotidiano.

No Brasil, além de trabalhar dentro da ferraria, na forja de artefatos de ferro, é possível encontrar mercado para essa profissão em outras áreas, como: forjador, ferreiro armador na construção civil, marteleiro (metalúrgica), marteleiro de cutelaria (fabricação de facas, facões e punhais).

Em muitas localidades, eles eram considerados reguladores da fertilidade por estarem associados aos espíritos da terra, desempenhando importantes funções junto ao chefe. Em outras regiões, os ferreiros tinham um papel de extrema importância nas cerimônias de entronização e morte de reis.

Durante milhares de anos as ferramentas e uma infinidade de objetos eram produzidas artesanalmente pelos ferreiros, que "fabricavam manualmente", além das ferraduras, os machados, foices, martelos, picaretas, enxadas, escavadeiras, ancinhos, enxadões, facas, facões, punhais, sabres, dobradiças, ferrolhos, correntes ...

Do latim ferraria, 'mina de ferro'. Tem os derivados Ferreirinha, Ferreirinho, Ferreirinhos, Ferreiro, Ferreiró (de ferrariola, 'pequena mina de ferro') e Ferreiros (e a sua forma composta Ferreiros de Tendais).

Substantivo Primitivo: é aquele que está em sua forma mais primitiva (sem afixos) e que pode originar novas palavras (derivadas). Exemplos: ferro (dele aparece “ferreiro”, “ferrugem”), livro (dele aparece “livreiro”, “livraria”, “livrinho”).

Significado de Ferreiro
substantivo masculino Aquele que faz e conserta objetos de ferro martelando-os a mão sobre uma bigorna.

Origem e história do Ferro
A Era do Ferro ocorreu entre 1 500 a.C-300 a.C., mas já foram encontrados objetos do metal datados de 3500 a.C. no Egito. A qualidade do ferro era medida pelo teor de carbono presente, pois compostos desse elemento eram utilizados para fundição de ferro.

Essa forja criada na região da Catalunha, Espanha, representou um avanço tecnológico em relação aos fornos de lupa, uma vez que sua capacidade diária de produção era quase dez vezes maior. Em razão disso, as forjas catalãs dominaram a produção de ferro na Europa do século XI ao século XV.

A teoria mais aceita é a de que, por acidente, um minério de cobre tenha caído nas brasas de uma fornalha; a “heureca” se deu quando alguém notou o derretimento e o posterior endurecimento do material numa forma diferente. MATÉRIA-PRIMA: Depósitos de cobre eram comuns.

Goro Nyudo Masamune foi um lendário ferreiro de espadas japonês, conhecido por ser um dos melhores metalúrgicos do mundo. Ele fez a maioria de suas espadas durante o século XIII e no início do XIV, no período Kamakura.

Os ferreiros utilizam martelos, bigornas e outras ferramentas manuais para moldar o metal e criar peças únicas e personalizadas. Cada peça é única, pois a forja é um processo manual que requer habilidade e experiência.

Qual é o salário de Ferreiro? O salário médio nacional de Ferreiro é de R$2.639 em Brasil.

Na Vila dos Ferreiros, o caçador dos brincos de Hanafuda encontra a Hashira do Amor, Mitsuri Kanroji, o Hashira da Névoa, Muichiro Tokito e seu antigo companheiro Genya Shinazugawa. Em certo momento Mitsuri vai embora do vilarejo, mas antes de partir, ela avisa a Tanjiro que havia uma arma secreta no local.

Entre os séculos V e II a.C., algumas sociedades africanas, na região da chamada África subsaariana (ao sul do deserto do Saara), viviam a chamada Idade do Ferro. Naquele momento, elas aprenderam a manipular o ferro e forjaram armas e utensílios diversos com esse metal.

Os africanos da Nigéria entendiam de metalurgia, os de Gana conheciam a mineração de ouro e assim por diante.

Marra ou Marrão - grande martelo de ferro e cabo também de ferro, usado para quebrar pedras.

O cobre foi o primeiro metal descoberto e utilizado pelos hominídeos e serviu para fabricar armas e utensílios domésticos.

Depósitos de cobre podiam ser encontrados facilmente devido a cor verde do metal. Acredita-se que os egípcios e os árabes foram os primeiros a utilizar o método de fundição. Com esse metal foram realizadas as primeiras armas metálicas, já que é fácil de trabalhar.

Os nomes surgiram com o próprio advento da linguagem, na Pré-História. A partir do momento em que descobre que é capaz de dominar e transformar a natureza, o homem começa a perceber também que pode nomeá-la e se comunicar, lançando as bases para o desenvolvimento das sociedades.