Quando surgiu a platibanda?

Perguntado por: urocha . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.7 / 5 18 votos

De acordo com Souza (2002), o uso da platibanda foi imposto na cidade de Recife apenas em 1830, quando o engenheiro alemão João Bloem é contratado pela Câmara da cidade para elaborar um plano de modernização urbana, que entre outras obrigatoriedades, determinava o uso obrigatório da platibanda nos imóveis recifenses.

Pode ser metálico, em pedras naturais ou em peças prontas de concreto (não recomendável por serem porosas). Para reduzir manchas ocasionadas por poeiras e fuligens suspensas no ar das cidades, o coroamento de platibanda deve ter sua inclinação voltada para o interior da edificação.

A altura máxima da platibanda pode chegar a 1,2 metro de altura, ficando a critério da avaliação do projetista.

Além de moderno, a platibanda permite um melhor aproveitamento dos recuos laterais. Outro ponto favorável a favor deste telhado é o fato de apresentar um custo menor que o telhado convencional.

A platibanda é uma espécie de mureta vertical como se fosse um prolongamento das paredes da casa que esconde o telhado, colocada ao redor de toda fachada. Quando você olha para uma casa e vê uma parede uniforme e reta do teto ao chão, a parte superior tem o acabamento com platibanda.

A platibanda é uma moldura ou faixa horizontal na parte superior de uma construção que tem como finalidade esconder o telhado, as calhas, a caixa d água e outros materiais de construção. Com a modernização das fachadas de casas, a platibanda tornou-se uma tendência no mercado.

Platibandas são molduras ou tiras horizontais no topo de edifícios que escondem telhados, calhas, caixas d'água e outros materiais de construção. Com a modernização das fachadas das casas, as plataformas se tornam uma tendência de mercado.

Os rufos tem o papel de fazer a proteção tanto entre a parede e telhado, como também no topo da platibanda, evitando assim infiltrações.

Medidas disponíveis: Para calhas platibanda: Corte: 28. Corte 33. Espessura: 0,43cm.

O rufo é a proteção metálica que protege a parte superior da platibanda. A norma ABNT NBR 6118:2014 recomenda proteções como critério de durabilidade nas estruturas. É normalmente feito de alumínio pela flexibilidade e durabilidade, e vem de fábrica com características que atendem a essa norma.

O preço médio de calha platibanda depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar calha platibanda por valores entre R$ 52,90 e R$ 52,90.

As platibandas podem ser construídas com diferentes materiais, acompanhando o restante da vedação. Em edificações residenciais, normalmente utiliza-se alvenaria (cerâmica ou de concreto). Em edifícios comerciais, as platibandas podem ser construídas também com telhas trapezoidais e pré-moldados de concreto.

A platibanda é uma espécie de continuação da parede externa, que se assemelha a uma mureta feita após o término das paredes e lajes. Apresenta altura de, aproximadamente, 80 cm e tem como objetivo esconder o telhado. Vale ressaltar que alguns projetos não utilizam telhado, mas laje impermeabilizada.

Evite subir no telhado nas horas em que o sol é mais quente. Trabalhar sob o sol muito intenso pode fazer com que você se sinta mal e acidentes aconteçam.

Os telhados embutidos podem ser construídos com qualquer tipo de telha, mas as mais utilizadas são de fibrocimento, polipropileno e metálicas. Estas telhas são as mais utilizadas por necessitarem de inclinações menores, reduzindo a altura da platibanda.

A desvantagem do telhado embutido é que o processo de instalação é um pouco mais complexo, pois as calhas, por exemplo, precisam ter uma grande capacidade de vazão, já que são elas que fazem o escoamento da água da chuva.

As telhas de PVC são uma escolha popular para quem busca um telhado acessível. Compostas por uma mistura de plástico e material acrílico, essas telhas são leves e fáceis de manusear e instalar. Além disso, não exigem uma estrutura complexa, o que resulta em um telhado com preço relativamente baixo e durabilidade.

beirais: são aquela parte do telhado que excede as paredes da casa. Há algumas regras de limites para beirais, geralmente só são considerados como área construída se passarem de um certo tamanho, que em geral fica entre 80cm e 1 metro.