Quando surgiu a história da Educação Física?

Perguntado por: azaganelli . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.

A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.

O Início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada Ginástica, ocorreu oficialmente com a reforma Couto Ferraz, em 1851(Ramos, 1982).

No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.

A educação física é uma área que trabalha para introduzir o ser humano na cultura do movimento. Para isso, propõe uma série de atividades planejadas para a promoção do condicionamento físico de crianças, jovens e adultos, sendo uma importante área para colaborar tanto com a saúde física quanto mental.

O trabalho de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem, desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de ...

Os primeiros “professores” de educação física no Brasil foram os soldados que aplicavam as práticas da ginástica na época da Imperatriz Dona Leopoldina. Os primeiros núcleos dessa disciplina foram estruturados no país entre os anos de 1559 e 1759.

A história da educação tem início nas sociedades primitivas e tribais, nas quais já se verificam práticas de ensino e orientação para os indivíduos. Como teoria pedagógica, propriamente dita, à educação surgiu na sociedade grega, tendo como principais representantes os filósofos e os sofistas.

A idade Média e a Educação Física
Assim a única prática esportiva dessa época era restrita ao treinamento militar e a formação do cavaleiro. Datam do século XIII, registros de regras de “torneios equestres”, que depois foram substituídos pelos “torneios modernos”. Havia também a prática das justas.

Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia.

Em 1907 uma missão militar francesa veio para o Brasil, trazendo consigo o método francês de ginástica, que foi aplicado na Força Publica do Estado de São Paulo. Daí surgiu a Escola de Educação Física da Polícia Militar, a mais antiga do País.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

Áreas de atuação para o bacharel em Educação Física

  • Desenvolvimento e gestão de projetos. Há a possibilidade de atuar em projetos ligados à Educação Física com a comunidade em geral. ...
  • Assessoria esportiva. ...
  • Lazer. ...
  • Reabilitação. ...
  • Ginástica laboral. ...
  • Competições esportivas. ...
  • Empreendedorismo na área do esporte.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental. Seus objetivos?

Foram os gregos quem pela primeira vez viram que a educação tem de ser também um processo de construção consciente.