Quando surgiu a dengue no mundo?

Perguntado por: ecrespo . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

As primeiras referências foram feitas por David Bylon sobre um surto em Java em 1779, e Benjamin Rush sobre uma epidemia na Filadélfia em 1780. No final do século XIX, a dengue já era reconhecida como uma doença de costas, portos e cidades, espalhando-se para o interior ao longo dos rios.

O vetor foi descrito cientificamente pela primeira vez em 1762, mas o seu nome definitivo, Aedes aegypti, só seria estabelecido em 1818.

Os primeiros surtos de dengue foram reportadas no final do século XVIII, em Java (sudoeste asiático), na Filadélfia (Estados Unidos) e no Cairo e Alexandria (Egito). No século seguinte, quatro grandes epidemias assolaram o Caribe e o sul dos Estados Unidos.

O Aedes aegypti surgiu na África (provavelmente na região nordeste) e de lá se espalhou para Ásia e Américas, principalmente através do tráfego marítimo.

Características. A vacina da Takeda tem esquema vacinal de duas doses injetáveis, uma a menos que a Dengvaxia, para pessoas a partir de 4 anos. O imunizante do Butantan, por sua vez, é de dose única, testado em pessoas de 2 a 59 anos. Ambas são tetravalentes, isto é, protegem contra os quatro sorotipos da dengue.

“Temos enorme dificuldade de controlar a dengue porque existe no país um crescimento urbano desordenado, urbanização precária, falta de fornecimento regular de água, de saneamento básico, de coleta regular de lixo, de política de reciclagem e de educação para a promoção de saúde”, enumera o médico infectologista ...

A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.

Nativo do continente africano, o transmissor da dengue, Zika e chikungunya teve seu primeiro registro de aparição no século XVIII. O mosquito Aedes aegypti, mesmo não sendo nativo do Brasil, conseguiu se adaptar muito bem ao clima tropical, já que se reproduz bem em locais úmidos e quentes.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...

O mosquito Aedes aegypti foi erradicado em 1955, mas a falta de cuidados preventivos por parte da população e das autoridades fez com que ele voltasse ao território nacional.

De origem espanhola a palavra dengue significa "manha", "melindre", estado em que se encontra a pessoa doente. É uma doença infecciosa febril aguda que pode se apresentar de forma benigna ou grave.

O Aedes chegou às Américas por meio dos navios que traziam negros escravizados da África.

Em 2019, foram registrados pouco mais de 3,1 milhões de casos, 28 mil graves e 1.534 óbitos.

O que é? É uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave, dependendo de alguns fatores, entre eles: o vírus envolvido, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

Itens como frango, carne vermelha sem gordura e peixe; carne de fígado, leite e derivados, ovos, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha são aliados. Além da água, recomenda-se sucos naturais e água de coco.

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

A dengue pode ser contraída mais de uma vez? Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros. Dessa forma, uma mesma pessoa pode ter dengue até quatro vezes.

Os medicamentos mais indicados para aliviar as dores e a febre provacadas pela dengue são a Dipirona (Metimazol em Portugal) e o Paracetamol. Este último, cujo medicamento referência é o TYLENOL®*, é uma opção recomendada pelo Ministério da Saúde no tratamento dos sintomas da dengue.