Quando surgiu a cor azul?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os egípcios foram os primeiros a saber como fazer a cor azul. Na época, o pigmento azul era usado nas artes decorativas. Assim, eles costumavam pintar as peças de cerâmica, as estátuas e as tumbas nesse tom. Aliás, o azul egípcio foi o primeiro pigmento sintético da história, produzido a partir de 2200 A.C.

Como a cor azul possui menor comprimento, as pequenas partículas de ar presentes na atmosfera encontram compatibilidade com as mesmas, absorvendo-a. Ao absorver o azul, as partículas de ar liberam essa coloração por todo o espaço, dando a impressão de que o céu é azul.

Uma mescla de calcário moído com algum mineral com cobre, Azurita ou Malaquita, que aquecido na temperatura de entre 800/900, tendo como resultado uma espécie de vidro azul opaco que era triturado e combinado com um agente espessante, como clara de ovo, para criar um verniz de larga duração.

azul

Animais raramente têm a cor azul. Estruturas microscópicas presentes em penas, escamas e conchas dispersam a luz e brindam os olhos humanos com uma cor que, na verdade, não é real (salvo uma excepção).

Mas porque é que a cor azul é tão rara? A resposta está ligada com a química e a física de como as cores são produzidas — e de como as vemos. Os seres humanos apenas detectam a cor azul porque cada um dos nossos olhos contém entre 6 a 7 milhões de células sensíveis à luz chamadas cones.

Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.

Azul: cor da calma, tranquilidade e fé
Segundo a especialista, na Cromoterapia, o azul é a primeira cor fria, que é mais sutil e trabalha as emoções e os sentimentos. "O azul tem muitas propriedades terapêuticas e traz efeito calmante. Além disso, é uma cor que energiza e melhora a tensão da mente e do corpo", explica.

O azul é a cor da confiança, da harmonia e do equilíbrio, sendo, por isso, muito associada ao profissionalismo e a segurança. Pessoas que possuem o azul como cor predileta podem ser mais tranquilas, encantadoras, amigáveis e intuitivas, além de estarem mais ligadas a espiritualidade e aos dons artísticos.

Esse pigmento foi encontrado de maneira acidental pelo fabricante de tinta alemã Johann Jacob Diesbach. Na ocasião, a intenção era criar um tom de roxo. No entanto, devido a uma falha, foi adicionado sangue animal ao composto. O resultado acabou em um tom vibrante de azul.

O azul em flores e minerais
Em outras palavras, vemos azul porque essa cor é a parte do espectro que a flor rejeita. No espectro visível, o vermelho tem comprimentos de onda longos, o que significa que é muito pouco energético em comparação com outras cores.

Acontece que pigmentos (como a melanina ou a clorofila) azuis também são extremamente raros, justo pela ausência de minerais azuis no planeta. O que acontece, então, é que muitos animais refletem diversos tipos de luz que, combinados, formam tons de azul.

YInMn, a nova tonalidade intensa e brilhante de azul descoberta por acidente. Cientistas da Universidade do Oregon, nos Estados Unidos, descobriram por acidente uma nova tonalidade de azul, descrita como intensa e muito brilhante.

Principais tonalidades de azul: azul-bebê, azul-celeste, azul-cobalto, azul-marinho, azul-turquesa.

Apesar de simples, a cor azul possui nada mais, nada menos que 111 tons diferentes.

Observe a imagem acima: ela ilustra a variedade de cores presentes no espectro da luz visível, que nossos olhos conseguem perceber. Talvez você não tenha notado, mas há uma em particular que não aparece: o magenta. Ele não está lá e nem no espectro da luz visível na natureza.

A cor mais bonita do mundo, caro leitor, já foi escolhida em 2019, durante seis meses, por trinta mil pessoas de diferentes países do mundo e se trata do MARRS GREEN, uma mistura de verde, azul e cinza.

O Azul Ultramarino foi criado com a mineração da pedra lápis lazuli, nas pedreiras de Badakshan (atual Afeganistão) na Idade Média. Seu custoso transporte percorria montanhas e mares, o que configurou o pigmento incrivelmente mais caro que o ouro – e um ícone de status social na época.

Segundo uma pesquisa de 2015 da YouGov, o azul é a cor mais popular em todo o mundo. Enquanto isso, em 2017, uma pesquisa feita com 30 mil pessoas de 100 países foi ainda mais além e descobriu que especificamente o azul-petróleo é a cor mais popular.

O céu parece, mas não é azul. Nós enxergamos o céu azul devido à combinação da luz do Sol com os elementos que compõem a atmosfera. Isso faz com que o azul se espalhe e chegue aos nossos olhos com a impressão de que essa seja a cor do céu.

"A cor azul é a última, porque, além de não ser encontrada tão comumente na natureza, levou muito tempo para fazer este pigmento." Os egípcios antigos tinham o pigmento azul e uma palavra para nomeá-lo, por exemplo, pois se tratava de uma "sociedade sofisticada".

Assim, o vermelho é sempre oposto ao verde, amarelo ao violeta e azul para o laranja. Os tons que são opostos diretos na roda de cores são chamados cores complementares.