Quando surgiu a água encanada no Brasil?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

1857 - 1877, o governo de São Paulo, após a assinatura de contrato com a empresa Achilles Martin D'Éstudens, constrói o primeiro sistema Cantareira de abastecimento de água encanada.

O primeiro registro de saneamento no Brasil ocorreu em 1561, quando o fundador Estácio de Sá mandou escavar o primeiro poço para abastecer o Rio de Janeiro. Na capital, o primeiro chafariz foi construído em 1744.

vamos lá as populações das vilas das cidades precisavam se locomover até os rios ou outras fontes de águas naturais para conseguir pegar a água e abastecer na sua casa. por isso foram construídos aquedutos que conduziam a água até algum chafariz ou alguma bica e aí então a população se dirigir diretamente.

governo Dilma

Água para Todos é um programa do Governo Federal do Brasil criado através do Decreto nº 7 535, de 26 de julho de 2011 (1º governo Dilma), que reúne medidas preventivas e corretivas contra a seca nas regiões onde a precipitação pluviométrica é escassa, sobretudo nas zonas rurais.

1561

O início do saneamento no Brasil ocorreu em 1561, quando Estácio de Sá mandou escavar no Rio de Janeiro o primeiro poço para abastecer a cidade do Rio de Janeiro (BARROS, 2014b).

O primeiro sistema de abastecimento de água foi criado na Assíria, em 691 a.C., o aqueduto de Jerwan. Foram construídos aquedutos para abastecer a cidade de Mégara e posteriormente a cidade de Samos, ambas na Grécia.

Resposta verificada por especialistas. Anteriormente à água encanada, a vida das pessoas era recolher vasilhames de água dos rios ou mares para cuidar de sua higiene, cozinhar e irrigar as plantações.

A água potável é fornecida por estações de tratamento até as unidades consumidoras (água encanada) ou através de carro-pipa, com um abastecimento regular, em algumas regiões mais afastadas das áreas urbanas.

No Brasil do século XIX, não existia ainda um sistema de esgoto e o despejo do que não era enterrado era feito pelos escravos, já que as casas não possuíam banheiro como conhecemos hoje. Esse resíduo era recolhido em barris que ficavam debaixo das escadas e ou em fossas feitas no chão.

1872

O PVC surgiu acidentalmente, sintetizado em 1872 pelo químico Eugen Baumann quando ele esqueceu um recipiente de cloreto de vinila exposto ao sol, fazendo surgir nele um pedaço sólido de policloreto de vinila, ou PVC.

Os líderes egípcios recomendavam a fervura do líquido sobre o fogo ou sob o sol. Assim também, era possível aquecer a água com um pedaço de ferro em brasa, mergulhado dentro de um recipiente. Não existe uma data certa para a origem da história da água purificada.

A água utilizada para beber e para cozinhar era guardada em grandes tonéis ou tanques, inapropriados. Assim, quase sempre a água estava infectada por bactérias, o que sempre provocou infecções e diarreias nos tripulantes.

Em 1829, os britânicos desenvolveram um sistema de filtragem para captar água do rio Tâmisa. Os técnicos arquitetaram camas de areia dispostas em camadas. Quando a água escorria por esse sistema, os grãos dos primeiros estratos retinham as impurezas e o líquido chegava limpo ao término do processo.

O abastecimento de água era feito ainda pelos chafarizes, porém muitos deles viviam danificados, com água infiltrada de sujeira, e por vezes, devido a encanamentos deteriorados, faltava o principal, a água. A cidade era abastecida por fontes e ribeiros que forneciam água potável à população.

Instalaram 1,2 milhão de cisternas para consumo humano, pelo o Programa Água para Todos, garantindo água a 22 milhões de sertanejos. E para acabar com a exclusão elétrica no Brasil e levar acesso à eletricidade de forma gratuita, o governo Lula criou o programa Luz para Todos.