Quando surgiu a 1 teoria demográfica?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A teoria demográfica formulada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1776-1834) foi publicada em 1798, no livro Ensaio sobre o princípio da população.

A primeira fase do processo de transição demográfica é a pré-transição, quando a população se encontra em um estágio de equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade. Entretanto, esse equilíbrio se dá por meio da elevação dessas taxas.

Conheça as principais teorias demográficas: malthusianismo, neomalthusianismo e reformismo.

Ela foi desenvolvida mediante as observações realizadas por Malthus do crescimento populacional em curso na Inglaterra, em um contexto de Primeira Revolução Industrial, e também nos Estados Unidos.

A Teoria Malthusiana, ou Malthusianismo, foi elaborada por Thomas Robert Malthus no ano de 1798 e defendia que a população cresceria em ritmo acelerado, superando a oferta de alimentos, o que resultaria em problemas como a fome e a miséria.

Thomas Robert Malthus

Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford, condado de Surrey, 13 ou 14 de fevereiro de 1766 — Bath, 23 de dezembro de 1834) foi um clérigo anglicano, economista e matemático, iluminista britânico, considerado o pai da demografia, por sua teoria de controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo ...

Foi a partir da observação da etapa inicial desse processo que surgiu a primeira teoria sobre o crescimento popula- cional (LUCCI Et al., 2005, p. 316). Assim, [...] em 1798, o pastor protestante Thomas Robert Malthus escreveu a mais famosa obra sobre questões demográficas: Ensaio sobre o princípio da população.

Teorias demográficas são instrumentos de análise do comportamento, dinâmica e funcionamento da organização da população humana em sociedade.

Tais teorias populacionais tem o propósito de explicar a dinâmica do crescimento demográfico e apresentar soluções para minimizar os efeitos negativos desse crescimento. Cada uma delas surgiu em determinado contexto e refletiu os problemas do seu respectivo tempo histórico.

Na primeira fase, a estrutura etária é muito rejuvenescida, com uma base muito ampla. Na segunda fase, a base da pirâmide começa a diminuir, mas ainda é relativamente ampla. Na terceira fase, a base da pirâmide começa a se reduzir e há uma ampliação das faixas etárias adultas e a geração de um bônus demográfico.

Em 1929, Warren Thompson (1887-1973) desenvolveu o conceito de transição demográfica. O objetivo era a contestação da Teoria Demográfica Malthusiana, tomando por base a matemática. Resumidamente, diz respeito às variações das taxas de mortalidade e natalidade em sociedades específicas.

Thomas Malthus

A Teoria Malthusiana foi desenvolvida pelo economista inglês Thomas Malthus (1736–1834). Ele defendia que a população mundial cresceria em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos cresceria em progressão aritmética.

A teoria reformista foi elaborada em resposta à teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento.

Isto porque, dizia Malthus, os recursos alimentares iriam crescer mais lentamente, e não seriam suficientes para alimentar essa população. Felizmente esse cenário não se verificou. Embora a população tivesse crescido de forma continuada, os recursos disponíveis foram suficientes para a alimentar.

A primeira fase da Transição Demográfica ocorreu na Europa desde o surgimento das primeiras civilizações até o meio do século XVIII. No Brasil, o período Pré-Transição perdurou até a década de 1940. Atualmente, não há países no mundo que encontram-se nessa fase.

A teoria malthusiana, formulada no século XVIII, por Robert Thomas Malthus, foi a primeira teoria acerca do crescimento populacional. Para Malthus, o ritmo de crescimento populacional era maior que o ritmo de produção de alimentos, relação que geraria caos no mundo.

A teoria malthusiana foi considerada errada porque o ser humano aprimorou suas técnicas de produção, conseguindo garantir recursos suficientes para toda a população mundial. Contudo, muitos ficam sem alimento devido a maneira que sua distribuição ocorre.

Resposta: Ela foi formada pelo Grego DEMOS, “povo”, mais GRAPHIA, de GRAPHEIN, “escrever”.