Quando sumiu Os Maias?

Perguntado por: emaia4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

De qualquer forma, ao contrário do que se acredita, os maias jamais desapareceram. As grandes cidades foram abandonadas, mas as aldeias continuaram a abrigar os camponeses. Hoje em dia a língua maia ainda é falada por 7 milhões de pessoas e a cultura maia é presevada por centenas de povos da América.

Esse período de declínio é conhecido como Período Pós-Clássico. Os motivos dessa decadência são estudados ainda pelos historiadores, que apontam atualmente como principais causas: a falta de alimentos resultante da superpopulação e do esgotamento da terra, desastres naturais, doenças, além das guerras.

Nessa época, os maias dominavam a atual região sul do México, a Guatemala, El Salvador, Honduras e Belize. Já os Incas habitavam a região da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, onde atualmente estão localizados o Peru, o Chile, o Equador e a Bolívia.

Os maias são a segunda principal etnia indígena do México, depois dos nahuas. Em Yucatán, Estado no sul do país, constituem 80% da população, e há comunidades em Belize, Guatemala, Honduras e El Salvador.

Atualmente, porém, tem muita gente que pensa que os maias sumiram do mapa. Nada disso! Seus descendentes vivem integrados à civilização mexicana e centro-americana em regiões como a Península de Yucatán e os estados de Tabasco e Chiapas, no México, a Guatemala e parte de Honduras e El Salvador.

No século XVI, o Império Espanhol colonizou a região mesoamericana e uma longa série de campanhas viu a queda de Nojpetén, a última cidade maia, em 1697.

Assim, quando os espanhóis chegaram à região, os maias haviam desaparecido enquanto sociedade organizada, deixando apenas suas enormes pirâmides como testemunho de seu esplendor. No entanto, sua cultura e seu idioma sobrevivem até hoje nestas regiões como atestam os milhões de descendentes.

Povos originários: Maias
E isso mesmo, os maias se desenvolveram em um período anterior aos astecas. Quando chegou no século XV, na expansão do Império Asteca, os maias foram conquistados.

civilização mesopotâmica

A civilização mesopotâmica é considerada pelos historiadores como um conjunto das mais antigas civilizações. As primeiras formas humanas identificadas na região surgiram por volta do ano 7.000 a.C, no entanto, as primeiras cidades e centros urbanos foram constituídos apenas a partir de 4.000 a.C.

O povo de Punt é uma das civilizações que desapareceram, quase mítica que operou com e em torno de várias nações africanas antigas, incluindo o Egito. Registros egípcios falam de muitas expedições comerciais à terra de Punt, mas até hoje, nenhum arqueólogo moderno foi capaz de descobrir exatamente onde era.

A civilização maia — uma das maiores da Mesoamérica — talvez seja o exemplo mais clássico de sociedade que desapareceu e ninguém sabe dizer exatamente o motivo.

Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.

Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900.

Tais rituais eram feitos de maneira brutal: segundo os cientistas, os corpos tinham suas articulações separadas, não se sabe se por cirurgia ou por amputação, e algumas pessoas eram completamente esfoladas ainda em vida. No crânio, buracos eram feitos na base da pancada (eles usavam ferramentas percussivas).

Quando os espanhóis chegaram à região no século XVI, a civilização maia já se encontrava em declínio. A sociedade maia baseava-se economicamente na agricultura do milho, produção realizada por camponeses que viviam nos arredores das cidades-Estado.

Segundo a mitologia, ela era a mãe do deus Hermes, filho de Zeus e a mais velha das sete filhas do titã Atlas. A próxima origem de Maya é o hebraico, cujo significado é 'água' e deriva da palavra mayim, que significa o mesmo. Um segundo equivalente hebraico é 'de Deus' ou 'vindo de Deus'.

Por mais de 100 anos, especialistas relacionam o colapso dos maias às mudanças climáticas, especialmente à seca. Mas não havia estimativa detalhada sobre o quão severa teria sido essa seca.

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México liderados pelo espanhol Hernán Cortés. Os desentendimentos entre esses dois povos levaram a um confronto que foi responsável pela conquista da cidade Tenochtitlán em 1521.

O flagelo "cocoliztli" atingiu o que hoje são México e áreas da Guatemala duas décadas depois de uma epidemia de varíola ter matado entre 5 e 8 milhões de pessoas, logo após a chegada dos espanhóis. Uma segunda epidemia "cocoliztli" matou metade da população restante entre 1576 e 1578.

Origem. A civilização maia é a mais antiga das grandes culturas pré-colombianas, com origens que remontam possivelmente ao século XVI a.C. Estendeu-se pelo sul da península de Yucatán (no atual México) e em parte da Guatemala e de Honduras. Seu apogeu deu-se entre os séculos III e IX d.C.