Quando sua fé é provada?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

É a oportunidade da sua perseverança crescer e se tornar completa, e com isso você será maduro e íntegro em Deus. A perseverança completa é o selo da sua total confiança e esperança no Senhor, e só quem confia plenamente recebe o tesouro por completo.

Se eu sentir que estou perdendo a fé, o que posso fazer para...

  1. Estude as escrituras. Se sinto dificuldade em sentir o Espírito, ajuda muito ler as escrituras e ver a que todos tinham. ...
  2. Nutra a semente da ...
  3. Descubram juntos. ...
  4. Pergunte a seus pais. ...
  5. Ore, peça ajuda e leia.

A certeza da fé na Palavra de Deus
A Bíblia diz que ter fé é crer naquilo que não se vê. Pois bem, se você tem fé, mesmo que tudo esteja dando errado ou não saindo como você esperava, o sorriso no seu rosto precisa ser de quem já alcançou aquilo que deseja.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.

Os principais resultados da fé são: a – União com Cristo. b – Perdão dos pecados. c – Adoção de filhos, isto é, por meio da fé em Jesus somos feitos filhos de Deus, em Jo 1:12.

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança” (cf. Tg. 1, 2-3).

Nossa fé pode levar-nos a fazer boas obras, a obedecer aos mandamentos e a arrepender-nos de nossos pecados (ver Tiago 2:18; 1 Néfi 3:7; Alma 34:17). A fé pode ajudar-nos a vencer a tentação.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé tem impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Ou seja, ter uma crença forte em algo maior, pode diminuir os riscos de doenças diversas, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, cardiovasculares e respiratórias.

Como desenvolvemos ? “De sorte que a vem pelo ouvir, e o ouvir, pela palavra de Deus.” “Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” “Assim também a , se não tiver as obras, está morta em si mesma.”

Ele é onipotente, com todo poder para controlar nossa vida, livrar-nos de dores, evitar todos os acidentes, conduzir em segurança todos os aviões e carros, alimentar-nos, proteger-nos, poupar-nos de trabalho penoso, esforços, doenças e mesmo a morte, se Ele assim desejar. Entretanto, não o faz. ( . . . )

Por isso a verdadeira fé não está em acreditar em algo, alguém ou alguma coisa, mas ela se fundamentada em conhecer a Deus. Com isso eu percebo que a grande crise da nossa espiritualidade acontece exatamente porque nós estamos tentando acreditar em quem nós ainda não conhecemos” - explica.

A fé produz obediência. Pela nossa obediência, caminhamos pelo caminho, passo a passo. Deus deu o Espírito Santo àqueles que lhe obedecem. (Atos 5:32) Somente por este Espírito recebemos luz e poder para andar no caminho da vida.

Confiar em Deus em meio as lutas é um exercício de fé. Os desafios não acabam quando passamos a confiar nele, por isso sem fé é impossível agradar a Deus. Se queremos a presença do Senhor, devemos confiar nele sem olhar para os problemas e dificuldades.

Incrédulo é a qualidade de quem não acredita em algo, por norma utilizado para se referir ao indivíduo que não tem fé religiosa. Uma pessoa incrédula também pode ser aquela que é cética, ou seja, não acredita com facilidade nas outras pessoas ou em novas informações.

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

O Salvador disse: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda (…) nada vos será impossível” (Mateus 17:20). Uma semente de mostarda é bem pequena, mas cresce até se tornar uma grande árvore. Como podemos aumentar nossa fé?

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus.

Continuar lendo