Quando solto a embreagem dá um tranco?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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O “tranco” ou “soco” acontece quando a sincronia entre a pisada na embreagem e a aceleração é perdida. Se você solta o pedal da embreagem muito rapidamente, demora muito para acelerar após troca ou engata uma marcha em uma velocidade inadequada, com certeza isso vai acontecer.

É normal a moto dar um tranco quando você engata a primeira marcha, ainda mais logo cedo pela manhã. Durante a noite, o pacote de discos de embreagem (alternadamente de cortiça e aço) ficam secos (o óleo escorre por causa da gravidade) e se colam uns aos outros.

Quando você solta o pedal, a embreagem se desengata e a transmissão é livre para girar com o motor. Se você notar o ruído da sua embreagem quando solta o pedal, as chances são boas de que o rolamento está falhando e precisará ser substituído.

Como saber se o Atuador de Embreagem está ruim? Ao notar sintomas como o pedal de embreagem duro e dificuldade de engate das marchas.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem.

Para operar corretamente, todas as superfícies de contato da embreagem devem estar lisas e planas, incluindo o disco. Caso esteja empenado por desgaste ou superaquecimento, ele não se engatará suavemente ao volante do motor e ao platô, causando vibrações, rangidos e pulsação no pedal da embreagem.

De acordo com Satkunas, o conjunto da embreagem pode durar, em média, de 100 mil a 150 mil quilômetros. “A embreagem do carro que roda mais na cidade do que na estrada, tem tendência de ficar mais desgastado, devido à troca constante de marchas, que levam o pedal da embreagem a trabalhar mais.

– Primeiro de tudo, você precisa saber o passo a passo de como encontrá-lo: pise fundo na embreagem e engate a primeira marcha. Depois, vá soltando a embreagem bem devagar até sentir que o carro está tremendo levemente. Parabéns, você encontrou o ponto da embreagem.

Um dos sinais que podem indicar a quebra da caixa é no momento da passagem das marchas, se o encaixe não acontecer de forma suave, ou até mesmo, as marchas não pararem e não entrarem, isso então pode ser um indício de um possível dano no componente.

E se o cabo de embreagem quebrar, o pedal ficará totalmente no “chão”. Na prática, impossibilitará a troca de marchas. Se isso acontecer, não tem outro jeito: será necessária a substituição do cabo da embreagem.

Como qualquer sistema hidráulico que funciona sob pressão, vedações podem romper e aos poucos o pedal da embreagem começa a baixar, diminuindo seu curso. Isso ocorre por conta de vazamentos no sistema que comanda o conjunto de embreagem.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem e pode deixá-lo na rua sem conseguir engatar as marchas ou arrancar o carro.

2 – Há um grilo que some ao pisar na embreagem
Se você ouve um barulhinho vindo do câmbio e ele desaparece ao pisar na embreagem, o defeito pode estar no rolamento da embreagem. Sua função é empurrar o platô de embreagem e o barulho gerado acusa falta de lubrificação do componente.

Deixar o pé na embreagem por tempo demais causa um superaquecimento do disco e o seu lixamento.

SACHS é eleita a melhor marca de embreagem.

Como aumentar a durabilidade da embreagem?

  1. Não fique com o pé apoiado no pedal. ...
  2. Evite trocas ríspidas de marcha. ...
  3. Use o freio de mão corretamente. ...
  4. Sincronize o acelerador e a embreagem. ...
  5. Siga as informações do manual. ...
  6. Cuidado com os automatizados.